Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47740
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A origem e os fundamentos da Sequência Fedathi: uma análise histórico-conceitual
Título em inglês: The origin and the foundations of Fedathi sequence: a historical-conceptual analysis
Autor(es): Santos, Joelma Nogueira dos
Borges Neto, Hermínio
Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Palavras-chave: Sequência Fedathi;Matemática - Ensino
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
Citação: SANTOS, Joelma Nogueira dos; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. A origem e os fundamentos da Sequência Fedathi: uma análise histórico-conceitual. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 6, n. 17, p. 6-19, 2019.
Resumo: Este artigo tem a finalidade de apresentar, por meio de uma análise histórico-conceitual, a origem e os fundamentos da Sequência Fedathi, método que conduz a ação do professor em sala de aula no processo de ensino para a aprendizagem do aluno, desenvolvido pelo professor Hermínio Borges Neto no início da década de 1970. O texto inicia-se com um breve relato histórico e, em seguida, mostra as concepções filosóficas do campo da Matemática que influenciaram seu desenvolvimento e sistematização, perpassando pelos fundamentos e princípios que embasam a concepção fedathiana de ensino. Em seguida, traz uma ideia de seus níveis: preparação, vivência e análise. Este trabalho foi realizado a partir de uma análise bibliográfica assim como de observações das vivências cotidianas do Laboratório de Pesquisa Multimeios (MM) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e nas pesquisas desenvolvidas ao longo dos anos sobre a proposta metodológica aqui apresentada assim como em obras do campo da Educação Matemática. A partir de uma fundamentação lógico-dedutiva-construtiva, a proposta de Borges Neto (2016) desenvolveu-se durante três décadas e, atualmente, caminha para uma consolidação por meio das experiências em sala de aula vividas por seus pesquisadores da Matemática e também dos que atuam além das ciências exatas.
Abstract: This article has the purpose of presenting, through a historical-conceptual analysis, the origin and the fundamentals of the Fedathi Sequence, method that leads the action of the teacher in the classroom in the teaching process for student learning, developed by Professor Hermínio Borges Neto in the early 1970s. The text begins with a brief historical account and then shows the philosophical conceptions of the field of mathematics that influenced its development and systematization, going through the fundamentals and principles that underlie the Fedathian conception of teaching, then brings an idea of their levels: preparation, experience and analysis. This work was based on a bibliographical analysis as well as observations of the daily experiences of the Multimedia Research Laboratory of Faculty of Education of the Federal University of Ceará (UFC) and the researches developed over the years on the methodological proposal here presented as well as in works of the Mathematics Education field. Borges Neto (2016) proposal developed from a logical-deductive-constructive foundation developed over three decades and is currently being consolidated through the classroom experiences of his mathematical researchers and that act beyond the exact sciences
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47740
Aparece nas coleções:LPM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_jnsantos.pdf192,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.