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dc.contributor.advisorMagalhães Junior, Antonio Germano-
dc.contributor.authorReis, Roselene Maria de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:36:02Z-
dc.date.available2019-11-13T17:36:02Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationREIS, Roselene Maria de Vasconcelos. Cartografia da informática educativa em Fortaleza: mapeando cenários, identificando saberes dos atores formadores e interpretando a trama da história. 2005. 276f. - Dissertação (Mestrado) - Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47713-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducação - Informáticapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleCartografia da informática educativa em Fortaleza: mapeando cenários, identificando saberes dos atores formadores e interpretando a trama da históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNossa pesquisa teve como objetivo identificar quem foram os atores formadores da Informática na Educação em Fortaleza na década de 1990 e “cartografar” a constituição dos espaços de saber/poder nesse campo. Nos referimos àqueles professores da Universidade Federal do Ceará que vivenciaram a implantação dos cursos de formação e iniciativas pioneiras na cidade. Fizemos um estudo historiográfico sobre a Informática na Educação, organizando a memória documental, descrevemos os principais programas nacionais, identificamos as abordagens para utilização das tecnologias na Educação, mapeamos as iniciativas em Fortaleza; para identificar a inserção/participação dos atores formadores. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza descritiva/interpretativa, que teve como categorias centrais, os saberes dos atores formadores e a relação de saber/poder, apoiados nos estudos de Tardif e Foucault. Utilizamos a análise documental e entrevistas exploratórias/semiestruturadas que foram analisadas por meio de alguns princípios da análise de discurso descritos por Orlandi e do auxílio do software qualitativo NUD*IST. Identificamos que a história da Informática na Educação em Fortaleza caracterizou-se por dois grandes períodos: a primeira fase, final dos anos 1980/início dos anos 1990, foi assinalada pela inserção de estudantes/bolsistas de graduação e professores iniciantes; a segunda fase, meados dos anos 1990, inaugurada a partir das ações do PROINFO, foi marcada pela inserção de professores universitários experientes em outras áreas do conhecimento, que agregaram-se a esse campo pela demanda do PROINFO. Em ambas, os atores formadores assemelhavam-se pelo: “conhecimento embrionário”; “gosto pela Informática ”; pela construção de seus saberes pedagógicos durante suas vivências; pelos discursos que os apoiavam e por não terem uma formação específica para atuar. Identificamos alguns elementos que reforçam as relações de saber/poder: o modelo de formação especializado; a universidade como locus de produção de conhecimentos; os centros de excelências como espaço de disseminação e as disputas pelo domínio na área.pt_BR
Aparece nas coleções:LPM - Dissertações defendidas em outras instituições

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