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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Ivoneide Pinheiro de-
dc.contributor.authorSilvano, Antônio Marcos da Costa-
dc.date.accessioned2019-11-13T17:17:04Z-
dc.date.available2019-11-13T17:17:04Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVANO, Antônio Marcos da Costa. Os saberes docentes e aprendizagem significativa na formação inicial de professores com o uso das interfaces digitais interativas. 2019. 231f. - Tese (Doutorado) - Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47712-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeoria da Aprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectFormação Inicial de Professorespt_BR
dc.subjectInterfaces Digitaispt_BR
dc.titleOs saberes docentes e aprendizagem significativa na formação inicial de professores com o uso das interfaces digitais interativaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação de qualidade é um fator preponderante para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, pessoais, interdisciplinares, sociais e produtivas dos cidadãos deste século, uma vez que a formação dos sujeitos tem se caracterizado e convergido no princípio da promoção e da emancipação da pessoa humana. Nesse sentido, é necessário renovar e promover saberes docentes à formação de professores, sobretudo na graduação, de maneira que estes possam refletir acerca de suas funções na busca de estratégias metodológicas necessárias ao enfrentamento e superação dos desafios do contexto escolar, especialmente no que se refere ao domínio e à utilização pedagógica das IDI. O presente estudo teve como objetivo analisar as implicações dos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa no processo de formação inicial de professores para a construção de saberes docentes necessários ao uso pedagógico das Interfaces Digitais Interativas (IDI), na perspectiva da interdisciplinaridade no estudo de funções trigonométricas aplicados aos fenômenos sonoros. A investigação utilizou uma abordagem qualitativa pautada nos pressupostos do método da pesquisa-ação, por meio da realização de uma ação formativa com três alunos das licenciaturas de Matemática e de Física da Universidade Estadual do Ceará – UECE/Campus do Itaperi. O curso teve uma carga horária de 60 horas aulas, subdividas em momentos presenciais e a distância, mediados com o uso do AVE TelEduc Multimeios. Utilizamos como instrumentos de pesquisa questionários, observação participante, diário de campo, portfólio e narrativas dos fóruns de discussão. Utilizamos três categorias de análise: saberes dos subsunçores – que têm como princípio: “só se aprende significativamente a partir do que já se sabe”; saberes da série de ideias estreitamente relacionadas – que têm como princípio: “o aprendiz deve ter intencionalidade para aprender e saberes da aprendizagem – que têm como princípio a “diferenciação progressiva e reconciliação integradora”. Os resultados evidenciam que os saberes docentes (conhecimentos, pedagógicos, digitais, experiência, dentre outros) ainda precisam ser retomados e/ou amadurecidos com os licenciandos e que os cursos de licenciaturas, por si mesmos, não dão conta dessas necessidades de suprir todas as competências e habilidades que são inerentes ao processo de formação dos futuros professores de educação básica. Por fim, destacamos que a construção de competências e habilidades para apropriação, inserção e uso das IDI na prática pedagógica é um processo complexo que demanda formação e tempo para consolidação de vivências e experiências profissionais e desenvolvimento de saberes e conhecimentos para articular potencialidades pedagógicas e cognitivas desses recursos.pt_BR
Aparece nas coleções:LPM - Teses defendidas em outras instituições

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