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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47697
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fernandes, Joana Darc Pascoa Bezerra | - |
dc.contributor.author | Souza, Osvaldo de | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-13T11:49:07Z | - |
dc.date.available | 2019-11-13T11:49:07Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Joana Darc Pascoa Bezerra; SOUZA, Osvaldo de. Acessibilidade informacional: o papel das tecnologias da informação e da comunicação na construção de uma biblioteca universitária inclusiva. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47697 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade informacional | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura da informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias assistivas | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade informacional: o papel das tecnologias da informação e da comunicação na construção de uma biblioteca universitária inclusiva | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Estudo que objetiva investigar de que forma as Tecnologias Assistivas Digitais de Informação e Comunicação (TADICS) e a Arquitetura da Informação (AI) podem contribuir para construção da acessibilidade informacional na biblioteca universitária (BU). O ingresso de pessoas com deficiência no ensino superior, sobretudo nas Intuições Federais de Ensino Superior (IFES), é um fenômeno que vem ganhando proporções cada vez maiores no Brasil. Dentro deste contexto destaca-se a importância das bibliotecas universitárias como equipamentos diretamente ligados à qualidade dos cursos de suas universidades. Tradicionalmente é um dos itens avaliados quando da aprovação e reconhecimento dos cursos junto ao MEC. No âmbito da Ciência da Informação, a acessibilidade em ambientes informacionais de BU envolve os processos de tratamento, representação, recuperação, disseminação, acesso e uso da informação com foco no usuário. Neste contexto se faz necessário com a máxima urgência o planejamento de uma arquitetura da informação acessível à heterogeneidade de usuários, reais e potenciais, de ambientes informacionais das bibliotecas universitárias, considerando-se aqueles que possuem diferentes condições sensoriais, motoras e intelectuais. Para tanto, devido ao grau de especificidade da demanda informacional supracitada, é necessário munir-se de tecnologia idealizada para fins específicos de acessibilidade informacional em condições especiais, as chamadas TADICS que representam os recursos utilizados por meio digital através do uso do computador para fins de comunicação e acesso à informação. O estudo será de caráter exploratório e a abordagem metodológica será a pesquisa ação. Pretende-se com o proposto incentivar o desenvolvimento e a criação de novos produtos, serviços e ferramentas tecnológicas de acessibilidade informacional para a utilização em BU, como também a produção de conhecimento científico na área. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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