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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47672
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Andrade Junior, João Antonio de | - |
dc.contributor.author | Almeida, Rodrigo Cavalcante de | - |
dc.contributor.author | Chagas, Eduardo Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-12T13:30:04Z | - |
dc.date.available | 2019-11-12T13:30:04Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE JUNIOR, João Antonio de; ALMEIDA, Rodrigo Cavalcante de; CHAGAS, Eduardo Ferreira. Maquiavelismo, política e ética. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47672 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Maquiavelismo | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.title | Maquiavelismo, política e ética | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Essa comunicação tem como objetivo expor a lógica de ação na obra "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel. O intuito deste estudo é verificar, através do entendimento dos preceitos assumidos pelo autor, uma concepção de uma política pragmática que tenha uma ética subjacente. O mito do maquiavelismo tem há mais de cinco séculos sido visto como algo imoral e uma total separação da ação com a ética. O chamado realismo político tem como fundamento uma política concreta para a realização de uma ética concreta. Na obra, nosso autor traz à tona uma nova proposta de ação política ao governante, rompendo com a tradição moral dos humanistas clássicos que consideravam ideal a virtú (ação do governante) como aquela regida por uma moral à priori, como justiça, temperança, piedade, etc. Entretanto, a virtú maquiaveliana não coincide com as virtudes morais. Para Maquiavel, o conceito de virtú está ligado à flexibilidade do governante a se adaptar ao que a necessidade ditar. Maquiavel considera que certas virtudes são desejáveis a um príncipe, porém, se usadas apenas para o intento de boa fama, serão mais injuriosas que benéficas. Assim, o governante terá mais proveito demonstrando o seu contrário, quando a ocasião exigir. As ações, que eram vistas como vícios, revelam-se como mais virtuosas através dos tempos. A ação “maquiavélica” se faz necessária ao entrar-se no terreno da política, quando os homens têm intenções desonestas, não no terreno da amizade. Pelo contrário, seria considerada como covardia, como são condenadas as ações de Agátocles que manipulou e traiu os amigos para conseguir poder. O objetivo do governante é manter o Estado, trazer prosperidade para seu povo, e será julgado como tal. O termo “maquiavelismo” tem se difundido como atitude antiética, astúcia egoísta, digna de repúdio. Porém, o maquiavelismo não elimina a ética, mas sujeita a ética à política. As ações não são julgadas por conceitos à priori, mas pelo efeito político que produzem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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