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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade Junior, João Antonio de-
dc.contributor.authorAlmeida, Rodrigo Cavalcante de-
dc.contributor.authorChagas, Eduardo Ferreira-
dc.date.accessioned2019-11-12T13:30:04Z-
dc.date.available2019-11-12T13:30:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationANDRADE JUNIOR, João Antonio de; ALMEIDA, Rodrigo Cavalcante de; CHAGAS, Eduardo Ferreira. Maquiavelismo, política e ética. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47672-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaquiavelismopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.titleMaquiavelismo, política e éticapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEssa comunicação tem como objetivo expor a lógica de ação na obra "O Príncipe" de Nicolau Maquiavel. O intuito deste estudo é verificar, através do entendimento dos preceitos assumidos pelo autor, uma concepção de uma política pragmática que tenha uma ética subjacente. O mito do maquiavelismo tem há mais de cinco séculos sido visto como algo imoral e uma total separação da ação com a ética. O chamado realismo político tem como fundamento uma política concreta para a realização de uma ética concreta. Na obra, nosso autor traz à tona uma nova proposta de ação política ao governante, rompendo com a tradição moral dos humanistas clássicos que consideravam ideal a virtú (ação do governante) como aquela regida por uma moral à priori, como justiça, temperança, piedade, etc. Entretanto, a virtú maquiaveliana não coincide com as virtudes morais. Para Maquiavel, o conceito de virtú está ligado à flexibilidade do governante a se adaptar ao que a necessidade ditar. Maquiavel considera que certas virtudes são desejáveis a um príncipe, porém, se usadas apenas para o intento de boa fama, serão mais injuriosas que benéficas. Assim, o governante terá mais proveito demonstrando o seu contrário, quando a ocasião exigir. As ações, que eram vistas como vícios, revelam-se como mais virtuosas através dos tempos. A ação “maquiavélica” se faz necessária ao entrar-se no terreno da política, quando os homens têm intenções desonestas, não no terreno da amizade. Pelo contrário, seria considerada como covardia, como são condenadas as ações de Agátocles que manipulou e traiu os amigos para conseguir poder. O objetivo do governante é manter o Estado, trazer prosperidade para seu povo, e será julgado como tal. O termo “maquiavelismo” tem se difundido como atitude antiética, astúcia egoísta, digna de repúdio. Porém, o maquiavelismo não elimina a ética, mas sujeita a ética à política. As ações não são julgadas por conceitos à priori, mas pelo efeito político que produzem.pt_BR
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