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dc.contributor.authorRodrigues, Kadma Marques-
dc.date.accessioned2019-11-12T12:42:26Z-
dc.date.available2019-11-12T12:42:26Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Kadma Marques. Bandeira e o silencioso movimento das cores. In: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de (org.). Antônio Bandeira e a poética das cores. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 51-61.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7463-920-7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47669-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectSociologia da artept_BR
dc.subjectBandeira, Antonio, 1922-1967pt_BR
dc.subjectPintura modernapt_BR
dc.subjectPintura abstratapt_BR
dc.titleBandeira e o silencioso movimento das corespt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA tarefa de compor o conjunto de reflexões contidas neste livro impôs-se imediatamente como um desafio: qual a contribuição que uma perspectiva forjada a partir da sociologia da arte poderia trazer ao momento que assinala os 40 anos de ausência de Antônio Bandeira? Talvez o melhor seja lançar mão da seguinte questão: como é possível aos artistas, a exemplo de Bandeira, produzir formas e estilos absolutamente próprios, partindo de uma matriz cultural, comum, coletiva? De fato, esse é uma dos “problemas” fundamentais para a sociologia que toma a arte como “objeto”, pois faz com que esse campo de estudos oscile sempre entre dois polos: problematizar a arte como fenômeno coletivo, como sistema cultural, e/ou pensar a arte como expressão de uma singularidade, como fruto do percurso individual de cada artista. Mais do que uma explicação que ligue a atividade artística de Antônio Bandeira a seu contexto sócio-histórico, este texto busca uma interpretação capaz de trilhar uma via alternativa entre esses dois polos. Contradizendo certa tradição sociológica que se dedica a evidenciar, de maneira quase mecânica, a relação entre arte e sociedade, partilho a postura daqueles que consideram o modo particular com que as obras de arte, ao mesmo tempo, conformam e são conformadas por realidades sociais.[...]pt_BR
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