Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47669
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Kadma Marques | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-12T12:42:26Z | - |
dc.date.available | 2019-11-12T12:42:26Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Kadma Marques. Bandeira e o silencioso movimento das cores. In: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de (org.). Antônio Bandeira e a poética das cores. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 51-61. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7463-920-7 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47669 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Sociologia da arte | pt_BR |
dc.subject | Bandeira, Antonio, 1922-1967 | pt_BR |
dc.subject | Pintura moderna | pt_BR |
dc.subject | Pintura abstrata | pt_BR |
dc.title | Bandeira e o silencioso movimento das cores | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A tarefa de compor o conjunto de reflexões contidas neste livro impôs-se imediatamente como um desafio: qual a contribuição que uma perspectiva forjada a partir da sociologia da arte poderia trazer ao momento que assinala os 40 anos de ausência de Antônio Bandeira? Talvez o melhor seja lançar mão da seguinte questão: como é possível aos artistas, a exemplo de Bandeira, produzir formas e estilos absolutamente próprios, partindo de uma matriz cultural, comum, coletiva? De fato, esse é uma dos “problemas” fundamentais para a sociologia que toma a arte como “objeto”, pois faz com que esse campo de estudos oscile sempre entre dois polos: problematizar a arte como fenômeno coletivo, como sistema cultural, e/ou pensar a arte como expressão de uma singularidade, como fruto do percurso individual de cada artista. Mais do que uma explicação que ligue a atividade artística de Antônio Bandeira a seu contexto sócio-histórico, este texto busca uma interpretação capaz de trilhar uma via alternativa entre esses dois polos. Contradizendo certa tradição sociológica que se dedica a evidenciar, de maneira quase mecânica, a relação entre arte e sociedade, partilho a postura daqueles que consideram o modo particular com que as obras de arte, ao mesmo tempo, conformam e são conformadas por realidades sociais.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ICA - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_capliv_kmrodrigues.pdf | 8,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.