Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47646
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendonça, Ismael Lopes | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Luiz Tadeu | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T16:56:19Z | - |
dc.date.available | 2019-11-11T16:56:19Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Ismael Lopes; FEITOSA, Luiz Tadeu. Para além da escrita: a tipografia como manifestação simbólica e cultural. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47646 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tipografia | pt_BR |
dc.subject | Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.title | Para além da escrita: a tipografia como manifestação simbólica e cultural | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa que se tem realizado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), promovido pela Universidade Federal do Ceará, visa compreender a tipografia como linguagem e manifestação simbólica para além dos discursos verbais. Para isso, a arquitetura dos caracteres, o modo de produção, o percurso histórico, o valor social e a mediação que ocorre nos meios onde circula e interage são considerados e postos em análise a fim de elucidar o problema: como a tipografia perpassa a sua condição técnica enunciadora de textos para ser aceita como entidade simbólica e cultural nos suportes gráficos e digitais que lhe dão corpo? A questão aqui apresentada situa a pesquisa no âmbito dos novos desafios teóricos e metodológicos que o campo da Ciência da Informação tem apresentado desde o final do século XX, como o paradigma social desenvolvido por Rafael Capurro e os estudos de viés interpretativo e de mediação. Vale ressaltar também que a escrita e a tipografia possibilitam a existência dos mais diversos tipos de registros e documentos, objetos amplamente investigados pela área. A pesquisa apresenta caráter exploratório e antropológico. Como amostragem, são considerados os cadernos especiais publicados pelo jornal O Povo desde janeiro de 2006, restringindo-se aos premiados e/ou aos que receberam notoriedade comprovada, dada a relevância com que os experimentos tipográficos são trabalhados em seus produtos editoriais. Serão também realizadas e documentadas entrevistas de cunho qualitativo junto às editorias responsáveis pela produção desse material, bem como aos personagens de contribuição relevante na concepção e na produção dos especiais. Ao final, espera-se cumprir com o objetivo geral desse trabalho: compreender a tipografia como manifestação simbólica e produto cultural de seus sujeitos que são, ao mesmo tempo, usuários e criadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ilmendonca.pdf | 49,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.