Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Ana Cláudia Mendonça-
dc.contributor.authorBorges Neto, Hermínio-
dc.date.accessioned2019-11-08T18:36:21Z-
dc.date.available2019-11-08T18:36:21Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça ; BORGES NETO, Hermínio. Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 757-757.pt_BR
dc.identifier.isbn978‐612‐46647‐2‐4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47598-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInd. Gráfica Dala'spt_BR
dc.subjectSequência Fedathipt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino aprendizagempt_BR
dc.titleUma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathipt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrde ensino de equação do 2º grau baseada na Sequência Fedathi. A relevância do ensino de equações quadráticas na educação básica é destacada pela limitação com que os professores exploram o conteúdo imprimindo destaque a formalização dos resultados em detrimento a construção do conceito. As equações quadráticas apareceram na matemática aproximadamente 1700 anos antes de Cristo nas tabuletas de argila da Suméria: a presença de situações práticas fez com que se desenvolvessem métodos cada vez mais rápidos para sua resolução. A adoção do método lógico‐dedutivo predominou durante muitos séculos no ensino da matemática, mas começou a ser questionado no início do século XX, com o movimento de reformulação do ensino da matemática. Recentemente, estudos têm sugerido a estratégia de resolução Socialización de Experiencias Didácticas 758 de problemas. O procedimento metodológico desse estudo consistiu na caracterização dos sujeitos, preparação de uma sequência didática, aplicação, levantamento e análise dos resultados. Os resultados mostraram que o envolvimento do aluno é maior, com mais interesse no conteúdo oferecido pela ajuda do material manipulável. O diálogo com os pares ajuda na formalização dos cálculos. Consideramos essencial para discussão na formação de professores.pt_BR
Aparece nas coleções:DEE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_lmmlima2.pdf247,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.