Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47598
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça | - |
dc.contributor.author | Borges Neto, Hermínio | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T18:36:21Z | - |
dc.date.available | 2019-11-08T18:36:21Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça ; BORGES NETO, Hermínio. Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 757-757. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978‐612‐46647‐2‐4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47598 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ind. Gráfica Dala's | pt_BR |
dc.subject | Sequência Fedathi | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Uma sequência didática para o ensino de equação do 2º grau: uma proposta metodológica baseada na Sequência Fedathi | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | de ensino de equação do 2º grau baseada na Sequência Fedathi. A relevância do ensino de equações quadráticas na educação básica é destacada pela limitação com que os professores exploram o conteúdo imprimindo destaque a formalização dos resultados em detrimento a construção do conceito. As equações quadráticas apareceram na matemática aproximadamente 1700 anos antes de Cristo nas tabuletas de argila da Suméria: a presença de situações práticas fez com que se desenvolvessem métodos cada vez mais rápidos para sua resolução. A adoção do método lógico‐dedutivo predominou durante muitos séculos no ensino da matemática, mas começou a ser questionado no início do século XX, com o movimento de reformulação do ensino da matemática. Recentemente, estudos têm sugerido a estratégia de resolução Socialización de Experiencias Didácticas 758 de problemas. O procedimento metodológico desse estudo consistiu na caracterização dos sujeitos, preparação de uma sequência didática, aplicação, levantamento e análise dos resultados. Os resultados mostraram que o envolvimento do aluno é maior, com mais interesse no conteúdo oferecido pela ajuda do material manipulável. O diálogo com os pares ajuda na formalização dos cálculos. Consideramos essencial para discussão na formação de professores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEE - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_lmmlima2.pdf | 247,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.