Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47579
Tipo: Resumo
Título: Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global
Autor(es): Rodrigues, Amanda de Sousa Alves
Porto, Bernadete de Souza
Palavras-chave: Conflito;Cooperação;Desenvolvimento
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: RODRIGUES, Amanda de Sousa Alves Rodrigues; PORTO, Bernadete de Souza. Resolução de conflitos, cooperação e respeito mútuo: análise das experiências de convivência no pet pedagogia UFC na busca pela formação global. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: O Programa de Educação Tutorial - PET é orientado pelo objetivo de formar globalmente o aluno, tal objetivo envolve a qualificação como pessoa humana e como membro da sociedade (MOB, 2006). Segundo o que idealiza o programa, essa formação será alcançada através de vivências, reflexões e discussões realizadas em meio à informalidade e cooperação (MOB, 2006). Espera-se que o grupo seja formado por alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas dentro da graduação. Com base nisso, este estudo visa analisar como as características individuais, incluindo crenças, valores, experiências e expectativas podem interferir no desenvolvimento de tais objetivos. Esta análise utiliza-se das experiências de convívio entre os alunos que compõem o grupo PET Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, numa abordagem etnográfica (Chizzotti, 2006). O grupo, atualmente, é composto por quatorze bolsistas das mais diversas personalidades e individualidades. Procuraremos entender como se pode trabalhar em unidade respeitando as diferenças e discutindo somente ideias e não pessoas, buscando assim, compreender como se dá o processo de aquisição de habilidades de resolução de conflitos e cooperação entre os bolsistas. Na busca por esse entendimento utilizaremos, além da observação e das experiências de convivência, o retorno dado por meio de questionários aplicados aos próprios bolsistas. Espera-se como resultado desse estudo observar o desenvolvimento da responsabilidade coletiva, do compromisso social, da fixação de valores e o crescimento pessoal, alcançados através do trabalho construído em grupo e formado essencialmente por pessoas que possuem olhares diferentes e os mais variados sentimentos. Por fim, reconhecemos a importância do Programa de Educação Tutorial na transformação de pessoas, proporcionando o ambiente ideal de aprendizagem, convivência, troca de experiência e respeito mútuo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47579
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_asarodrigues.pdf49,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.