Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47575
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBraga, Arlane Ribeiro-
dc.contributor.authorPorto, Bernadete de Souza-
dc.date.accessioned2019-11-08T14:19:15Z-
dc.date.available2019-11-08T14:19:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBRAGA, Arlane Ribeiro; PORTO, Bernadete de Souza. Educação do campo: relato de experiência sobre uma visita a uma escola de Pacatuba município de Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47575-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.subjectVisitapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.titleEducação do campo: relato de experiência sobre uma visita a uma escola de Pacatuba município de Fortalezapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho é produto de uma reflexão teórica e prática desenvolvida pela educação do campo, que se deu a partir de uma visita em uma escola do campo localizada no município de Itaitinga, no estado do Ceará. O artigo objetiva compreender sobre o entendimento inicial acerca do que é a Educação no Campo, descrevendo como ela se constitui, suas características. Além disso, refletiremos sobre a realidade destes alunos da educação do campo, assumindo, discutindo sobre o que é essa modalidade de ensino. A visita à escola aconteceu no primeiro semestre de 2016, no turno da tarde. A pesquisa teve abordagem qualitativa e a fundamentação baseou-se nos autores Caldart (2011) e da visão econômica, social e culturalmente da educação do campo segundo Leite (1999). As metodologias utilizadas foram às técnicas de observação e de entrevista com a diretora da escola Jardim Bom Retiro, em Pacatuba-Ce. Diante disso, concluímos que a professora da escola realiza um trabalho brilhante e a forma como o conteúdo é abordado na sala de aula está relacionado à realidade vivenciada dos alunos do campo, entretanto diversos são os fatores que contribuem para a evasão desses alunos da escola. Portanto, dizemos que a educação do campo necessita de uma atenção maior do que lhe é atribuída na atualidade, pois, é prejudicada, devido ao grande preconceito existente com relação às localidades afastadas dos centros urbanos.pt_BR
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_arbraga.pdf49,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.