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dc.contributor.authorBarros, Artur Rodrigues Bastos-
dc.contributor.authorLemos, Tatiana de Oliveira-
dc.contributor.authorAraujo, Ana Maria Souza de-
dc.date.accessioned2019-11-08T14:16:33Z-
dc.date.available2019-11-08T14:16:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARROS, Artur Rodrigues Bastos et al. Testes de atitude e suas técnicas psicométricas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47574-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise sensorialpt_BR
dc.subjectTeoria clássica de testespt_BR
dc.subjectTeoria da resposta ao Itempt_BR
dc.titleTestes de atitude e suas técnicas psicométricaspt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Programa de Educação Tutorial (PET) tem como objetivo promover ampla formação acadêmica para os alunos envolvidos direta ou indiretamente com o programa através do desenvolvimento de atividades tanto internas ao curso quanto externas à Universidade. O programa de cotutoria, uma das atividades internas do PET Estatística, é uma das atribuições dadas a cada aluno petiano que tem por finalidade o desenvolvimento de pesquisas individuais orientadas pelo respectivo cotutor. O presente trabalho tem como objetivo estudar o comportamento sensorial de provadores em relação a um determinado produto por meio das técnicas da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Tais técnicas são utilizadas na Psicometria, área que faz vínculo entre a Estatística e a Psicologia. Três formulações de um produto foram submetidas à avaliação de 100 provadores no que diz respeito a 7 atributos: cor, aroma, sabor, doçura, textura, impressão global e intenção de compra. As possíveis respostas, que originalmente estavam na escala de Likert de 5 pontos para intenção de compra e 9 pontos para os demais atributos, foram dicotomizadas, com o valor 1 (um) correspondendo aos pontos de aceitação do produto e 0 (zero) aos de indiferença ou não aceitação. Medidas como percentual de provadores com resposta 1, coeficiente alfa de Cronbach e coeficiente de correlação ponto-bisserial, para avaliar a consistência do conjunto de atributos e capacidade de discriminação dos itens, respectivamente, foram encontradas. Como parte dos resultados, obteve-se coeficientes alfa iguais a 0,66, 0,70 e 0,72 para os produtos 1, 2 e 3, respectivamente. Os valores dos coeficientes de correlação ponto-bisserial foram superiores a 0,30, mínimo esperado para uma boa discriminação. Assim, considera-se que o instrumento utilizado é adequado para o fim a que se propõe. A análise à luz da TRI está em andamento e pretende também avaliar o instrumento bem como a aceitação dos produtos em questão.pt_BR
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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