Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47561
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Luiza Pinheiro e-
dc.contributor.authorPontes, Heráclito Lopes Jaguaribe-
dc.date.accessioned2019-11-08T13:39:44Z-
dc.date.available2019-11-08T13:39:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Luiza Pinheiro e; PONTES, Heráclito Lopes Jaguaribe. A aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47561-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectResultadospt_BR
dc.titleA aplicação do planejamento estratégico na escola centro educacional mundo infantil (CEMI)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs empreendimentos de pequeno porte estão ganhando força econômica e contribuindo para o desenvolvimento do País, mas ainda sofrem inúmeras dificuldades assim que criados, por motivos que vão da falta de planejamento à ausência total de conhecimento de mercado. Prova disso é a escola CEMI, que possui 490 alunos e 51 funcionários, a qual carecia de um planejamento estratégico que proporcionasse a tomada de decisões acerca de qual padrão de comportamento uma organização pretendia seguir, produtos e serviços que pretendia oferecer e mercados e clientes que pretendia atingir. Inicialmente, foi feito um diagnóstico empresarial com a direção e coordenação da escola, no qual foram levantados questionamentos que abordavam desde o setor estratégico até o setor de recursos humanos. Em seguida, o planejamento da escola começou a ser traçado, por meio do referencial estratégico e da análise de swot, seguidos do mapa estratégico e dos planos de ação. O próximo passo foi a aplicação do planejamento estratégico na escola. Desde o início do projeto, foi realizada a conscientização da direção da escola acerca da importância do envolvimento de todos os funcionários para que pudesse haver, de fato, resultados satisfatórios, como ampliar a lucratividade, aumentar o número de alunos, fortalecer a marca, melhorar a comunicação escola-responsáveis, melhorar a gestão interna e expandir a estrutura física. Paralelo a isso, foi realizado um treinamento básico sobre os princípios do planejamento estratégico e a sua importância. Nesse contexto, os resultados esperados para o CEMI incluirão planos de ação, como melhorar a eficiência na organização, no direcionamento, no controle, na infraestrutura e na acessibilidade da escola; bem como minimizar deficiências, da inadimplência até o pouco conhecimento acerca dos custos. Em suma, um dos resultados mais esperados em tal projeto é o intimismo da direção quanto à realidade da escola, dos seus concorrentes, dos seus clientes e dos seus funcionários.pt_BR
Aparece en las colecciones: EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_alpsilva.pdf49,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.