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dc.contributor.advisorHenriques, Júlia Maria Pereira de Miranda-
dc.contributor.authorSilva, Emanuel Freitas da-
dc.date.accessioned2019-11-07T15:43:15Z-
dc.date.available2019-11-07T15:43:15Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Emanuel Freitas da. A carismática constituição de uma autoridade racional: um estudo sobre a Comunidade Católica Shalom. 2019. 263f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47508-
dc.description.abstractThis research aims at understanding the rational-bureaucratic construction of leaders believed to be "charismatic" within charismatic Catholicism and who maintain their authority over time through institutional mechanisms. For this, the person of Moyses de Azevedo, founder and general moderator of the Shalom Catholic Community, who, from its centrality, exercises a considerable domination over this collectivity is taken as the case. Founded in the city of Fortaleza in 1982, the Shalom Catholic Community, now present in more than 30 countries, is one of the major forces in the construction of a cafeteria that serves as an "evangelization" channel. within the contemporary charismatic Catholicism, appearing as the most important of the "New Communities" Catholic of Brazilian origin, and one of the most important in the level of global Catholicism. The centrality in the figure of its founder, Moysés Azevedo, a charismatic person of whom in the belief of the community body emanates the "vocation" and "Shalom charism", underpin the central problem of this thesis: that corporate processes, within the Community, produced the exceptionality of its founder, Moyses Azevedo, and how such processes were accompanied by the production of a subalternized, or "less exceptional" place for other internal leaderships? Knowledge of the historical formation of the Community, reading of its documents and internal training materials, participant observation in various community events, interviews with members, former members and Catholic authorities, as well as a thorough bibliographical review of the sociological problematic of the "charism" served as methodological contributions that guided this research. In the end, we will see the important role played by bureaucratic and rational mechanisms to produce, legitimize and reproduce mechanisms of domination believed to be "charismatic", punctuating the intrinsic relationship between charism and rational-bureaucratic structures.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectReligião e carismapt_BR
dc.subjectLiderança religiosapt_BR
dc.subjectCatolicismo carismáticopt_BR
dc.titleA carismática constituição de uma autoridade racional: um estudo sobre a Comunidade Católica Shalompt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem como objetivo compreender a construção racional-burocrática de lideranças cridas como “carismáticas”, no interior do catolicismo carismático, e que mantêm sua autoridade no tempo por meio de mecanismos institucionais. Para isso, toma-se como case a persona de Moysés de Azevedo, fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom que, a partir de sua centralidade, exerce uma considerável dominação sobre tal coletividade. Fundada na cidade de Fortaleza, no ano de 1982, a partir da ideia da construção de uma lanchonete que servisse como canal de “evangelização”, a Comunidade, hoje presente em mais de 30 países, apresenta-se como uma das maiores forças dentro do catolicismo carismático contemporâneo, figurando como a mais importante das “Novas Comunidades” católicas de origem brasileira, e uma das mais importantes em nível de catolicismo global. A centralidade na figura de seu fundador, persona carismática de quem, na crença do corpo comunitário, emana a “vocação” e o “carisma Shalom”, embasam a problemática central desta Tese: que processos societários, no interior da Comunidade, produziram a excepcionalidade de seu fundador, Moysés Azevedo, e como tais processos acompanharam-se da produção de um lugar subalternizado, ou “menos excepcional”, para outras lideranças internas? O conhecimento da formação histórica da Comunidade, a leitura de seus documentos e de materiais de formação interna, a observação participante em diversos eventos, a realização de entrevistas com membros, ex-membros e autoridades católicas, além de uma revisão bibliográfica acerca da problemática sociológica do “carisma” serviram como aportes metodológicos que guiaram esta pesquisa. Ao final ver-se-á o importante papel desempenhado por mecanismos burocráticos e racionais para produzirem, legitimarem e reproduzirem laços sociais cridos como “carismáticos”, pontuando a intrínseca relação entre carisma e estruturas racional-burocráticas.pt_BR
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