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Tipo: Dissertação
Título: Modelagem e controle LVP de um helicóptero com 6DOF
Autor(es): Muniz, Saulo Guillermo D'Eduard Araripe Sobreira
Orientador: Nogueira, Fabrício Gonzalez
Coorientador: Torrico, Bismark Claure
Palavras-chave: Engenharia elétrica;Aeronaves - Estabilidade;Sistemas auto-organizáveis;Rotorcraft;Adaptive and learning systems
Data do documento: 2019
Citação: MUNIZ, S. G. D. A. S. Modelagem e controle LVP de um helicóptero com 6DOF. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Este trabalho visa atuar, com o auxílio de desigualdades matriciais, no controle de estabilidade para modelo de helicóptero com seis graus de liberdade. Deseja-se definir um ganho capaz de garantir a estabilidade do modelo e reduzir os distúrbios independente da condição na qual a aeronave esteja implicada. Um estudo é realizado em volta das condições de equilíbrio linearizadas para o modelo de Lynx ZD559, neste, a variável independente a ser controlada é a velocidade à frente da aeronave. Os ensaios obtidos de um controlador estacionário e um de variação linear objetivam elucidar a capacidade destes, e em especial a do último controlador, de atuar em todo o espectro de variação da velocidade ao apresentar uma dinâmica aceitável de transientes e rejeição de distúrbios. Os resultados apontam que em condições mais restritas de atuação, o controle linear de parâmetros variáveis foi o único capaz de estabilizar a planta nos limites estabelecidos, além de apresentar um transiente favorável em todo o espectro de velocidade quando comparado às demais técnicas de controle.
Abstract: This work seeks to produce, with the aid of matrix inequalities, a stability control for a six degree of freedom nonlinear helicopter model. The objective is to define a gain capable of ensuring model stability and reducing disturbance regardless of the condition in which the aircraft is involved. A study is performed around the linearized equilibrium conditions for the Lynx ZD559 model, in which the independent controlled variable is the speed ahead of the aircraft. The tests obtained from a stationary controller and one with linear variation aim to elucidate their ability, and especially related to the last controller, to act on the full spectrum of velocity variation by presenting an acceptable transient dynamics and disturbance rejection. The results indicate that under more restricted operating conditions, the linear control of variable parameters was the only one capable of stabilizing the plant in the established limits, besides presenting a favorable transient across the speed spectrum when compared to the other control techniques.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47471
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