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Tipo: TCC
Título: O mercado editorial em Braille no Brasil: um estudo a partir da percepção de pessoas com deficiência visual em Fortaleza
Autor(es): Fernandes, Jamile Costa
Orientador: Silva, Márcio de Assumpção Pereira da
Palavras-chave: Editores e Edição;Livros - Comércio;Pessoas com deficiência visual;Braille (Sistema de escrita);Cegos - Sistemas de impressão e escrita
Data do documento: 2007
Citação: FERNANDES, Jamile Costa. O mercado editorial em Braille no Brasil: um estudo a partir da percepção de pessoas com deficiência visual em Fortaleza. 2007. 79f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2007.
Resumo: A pesquisa acerca do mercado editorial em Braille é ainda novidade no Brasil, tendo em vista que apenas a exploração desse mercado é recente, portanto, bastante atual. O conteúdo deste trabalho, em sentido amplo, pretende aclarar as tendências e contradições acerca do emergente mercado no país. Em sentido estrito, pretende chamar a atenção para os incentivos governamentais na transcrição e impressão desses livros, bem como a representação desse mercado na vida cotidiana de seu público-alvo, as pessoas com deficiência visual. O caminho escolhido e fio condutor deste trabalho foi dar voz a essas pessoas, para que, através das falas, sentimentos e ações pudessem explicitar o significado e as representações objetivadas nas relações com o mercado de trabalho, mercado de consumo, com o sistema Braille e por fim, com a família, escola e comunidade. Esta investigação poderá permitir melhor compreensão da pessoa com deficiência visual, de suas necessidades, tanto de consumo como de integração e inclusão, seja na escola, no mercado de trabalho, de uma escola de qualidade e de uma sociedade mais humana e solidária.
Abstract: The research oncerning the publishing market in Braille is still newness in Brazil, in view of the only the exploration of this market is recent, therefore, sufficiently current. The conten of this work, in ample direction, intends to c1arify the trends and contradictions concerning this emergent market in the country. In strict direction, it intends to call the attention for the governmental incentives in the transcription and impression of these books. and the representation of this market in the daily life of its public-target, the people with visual deficiency. The chosen way and wire conductor of this work was to give voice to these people, so that, through what they say, the way they feel and the way they act could how the meaning and representations objectified in the relations with the work market, market of consumption, with the system Braille and finally, with the family, school and community. This inquiry will be able to better allow understanding of the person with visual deficiency, of its necessities, as much of consumption as of integration and inclusion, either in the school, the market of work, of a school of quality and a society more solidary and human.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47426
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