Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47424
Type: TCC
Title: Diretrizes para constituir docentes formadores de leitores e para o desempenho da biblioteca escolar como espaço mediador da leitura
Authors: Felipe, André Anderson Cavalcante
Advisor: Carvalho, Ana Maria Sá de
Keywords: Biblioteca escolar;Professores de ensino fundamental;Incentivo à leitura
Issue Date: 2006
Citation: FELIPE, André Anderson Cavalcante. Diretrizes para constituir docentes formadores de leitores e para o desempenho da biblioteca escolar como espaço mediador da leitura. 2006. 53f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2006.
Abstract in Brazilian Portuguese: Diretrizes para constituir docentes formadores de leitores. Este trabalho estudou a formação teórico-metodológica dos docentes no que diz respeito à promoção e disseminação da leitura e a atuação da biblioteca escolar em relação ao seu desempenho como espaço mediador da leitura. O trabalho foi realizado a partir da efetivação do projeto "Ampliando os Espaços da Escola Pública: A Leitura e a Biblioteca na condução desse processo'ê-terrdo- como --olocús de atuação a Escola de Ensino Fundamental Prof. José Militãe--de Albuquerque (EEFPJMA). Para atingir os objetivos propostos, utilizamos o método etnográfico, por permitir o estudo das práticas cotidianas e as atividades rotineiras; e a pesquisa-ação, por possibilitar um envolvimento cooperativo dos pesquisadores e particifairtêS da pesquisa. Para tanto, efetuamos as seguintes atividades: encontros coletivos com os docentes, buscando identificar suas bases conceituais de leitura e propor outras concepções de ensino e aprendizagem da leitura com fundamento no Letramento, Estética da Recepção e Sociointeracionismo; observações dos docentes de língua portuguesa em sala de aula, para analisar a articulação, a autoridade, o compartilhamento e a organização das atividades de desenvolvimento da leitura; visitas à biblioteca escolar, visando a conhecer a estrutura fisica, a organização, o acervo, as atividades desenvolvidas e os profissionais responsáveis. Os resultados apontam o desconhecimento dos docentes em relação a outras concepções de leitura que primem pelo aprendizado através da coletividade, no qual todos contribuam com seu conhecimento. Além disso, é flagrante a fragilidade no trabalho pedagógic0-.9.uanto ao desenvolvimento da leitura na sala dêãula, pois a biblioteca escolar não atua como instância mediadora de recursos pedagógicos. A reflexão dos aspectos abordados poderá contribuir para o surgimento de práticas leitoras que contribuam para o desenvolvimento do ser humano numa perspectiva holística, e para o reviver da biblioteca escolar, exercendo a função de despertar, auxiliar e fortalecer o gosto da leitura.
Abstract: Diretrixes to constitute fonns of lecturers. This project work studied the fonnation theoretician-methodológic of the teachers regarding the promotion and dissemination of reading and the perfonnance ofthe schoollibrary in respect to its perfonnance as mediating the space of the reading. The work was carried through from the effectivetion of the project "Extending the Spaces of the Public School: The Reading and the Library in the conduction of this process", having as location of performance the Middle School Prof. José Militão de Albuquerque (EEFPJMA). To reach the considered objectives, we use the ethnographic method, for allowing the study of practical daily and routine activities; and the research- action, for making possible a cooperative envolvement of the researches and participants of the research. In this fonn, we effect the following activities: collective meeting with theteachers, searching to identify its conceptual basis of reading, and to propose other conceptions of education and learning with foundation of the Letrament, Aesthetic Reception and Sociointeracionism; comments of the Portuguese language teachers in the c1assroom, to analyze the joint, authority, sharing and the organization of the activities of development of the reading; visits pertaining to the school library, aiming to know the physical structure, organization, quantity of books, developed activities, and the responsible professionals. The results point at unfamiliarity of the teachers in relation to other conceptions of reading that give priority to the learning through the group activities, in which ali can contribute with his knowledge. Moreover, the fragility in the pedagogical work related to the development of the reading in the c1assroom is instant, therefore, pertaining to school Iibrary, it does not act as mediating instance of pedagogical resources. The reflection of the boarded aspects will be able to contribute to the sprouting of practical readers who contribute for the development of the human being in the holistic perspective, and to revive the school library that exerts the function of awaking, assisting, and fortifing the taste ofthe reading.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47424
Appears in Collections:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_tcc_aacfelipe.pdf27,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.