Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47414
Tipo: Artigo de Evento
Título: A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores
Autor(es): Santos, Ana Paula Rodrigues Alves
Palavras-chave: Professor - formação;Sequência Fedathi;Matemática - Ensino
Data do documento: 2014
Citação: SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves. A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 83-88. Tema: A pesquisa como âncora do ensino.
Resumo: O presente artigo representa uma análise de uma formação de professores com o uso do software Geogebra, para o ensino da Matemática à luz da metodologia de ensino Sequência Fedathi. O lócus da formação foi uma instituição privada de educação básica. Participaram professores tanto do Ensino Fundamental, quanto do ensino Médio, totalizando vinte e dois docentes numa sala de multimídia, equipada com ipads. Propomos aos professores uma sequência didática que abordavam conteúdos de Geometria e de Álgebra, proporcionando familiaridade com o software, vivenciando as suas potencialidades, suscitando o interesse em usá-lo no ensino e na aprendizagem dos conceitos matemáticos, tornando a sua práxis mais dinâmica, com o objetivo de estimular o raciocínio e a descoberta do saber matemático durante a realização das suas aulas. A Sequência Fedathi proporcionou aos professores uma participação ativa na aplicação do Software Geogebra na construção dos conceitos matemáticos, ultrapassando dificuldades e desmistificando o uso do Software, que representava algo desconhecido e de difícil aplicação. Foram doze atividades desenvolvidas, destacaremos duas, mantendo o foco na metodologia utilizada, enfatizando as atitudes e a busca dos participantes na resolução das situações de aprendizagens propostas. Com a realização dessa formação pretendemos suscitar uma transformação na postura dos participantes tornando-o mais colaborativo, interativo e mediador.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47414
ISSN: 2359 1765
Aparece nas coleções:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_aprasantos.pdf982,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.