Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47368
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mariano, Ana Claudia Moura | - |
dc.contributor.author | Pontes, Carla Thays Laurindo | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Glacyana da Silva | - |
dc.contributor.author | Araújo, Jéssica Sales | - |
dc.contributor.author | Castello Branco, Mariana Tajra de | - |
dc.contributor.author | Nogueira, Nadia Accioly Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-01T18:11:24Z | - |
dc.date.available | 2019-11-01T18:11:24Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MARIANO, Ana Claudia Moura; et al. Extração de DNA de banana: uma prática de baixo custo e fácil realização. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47368 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Extração | pt_BR |
dc.subject | DNA | pt_BR |
dc.subject | Banana | pt_BR |
dc.title | Extração de DNA de banana: uma prática de baixo custo e fácil realização | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A biologia molecular, uma ciência iniciada na década de 1970, estuda as interações moleculares, assim como os mecanismos de regulação de ácidos nucleicos e outras macromoléculas celulares Os avanços nas técnicas e nos conhecimentos de biologia molecular permitiram a explicação de muitos eventos moleculares e o desenvolvimento de inúmeras tecnologias. No entanto, apesar de bastante presente em nosso cotidiano e de despertar interesse em muitos alunos, a biologia molecular ainda não está inserida em currículos escolares. Desde 2012 o PET/UFC-Farmácia ministra o curso de extensão Biologia Molecular nas escolas: um novo conceito de aprendizagem. Com 10 horas/aula, o curso compreende aulas teóricas e práticas e é ministrado em escolas de ensino fundamental e médio, das redes pública e privada de Fortaleza-CE. Com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas,foram utilizados mecanismos, como aulas práticas, que proporcionam ao aluno uma forma prazerosa e lúdica de aprender, além de oferecer ao professor um modo diferente de avaliação e revisão dos conteúdos estudados e como método mais dinâmico de fixar o conhecimento.Materiais de baixo custo, como cebola, banana e morango, frequentemente são utilizados em cursos dessa natureza. Por ser uma fruta bastante comum na nossa cidade, sem dificuldades de obtenção, fácil de homogeneizar e possuir grande quantidade de DNA, a banana foi escolhida como material de extração. A banana, cortada em rodelas, foi colocada em saquinhos de plástico e macerada. Ao macerado foi adicionada uma solução extrativa (água, detergente e sal), e após homogeneização, peneirado em peneira de plástico. À mistura obtida foi adicionado álcool gelado para a separação do DNA, que foi bem visualizado. A prática de extração da banana apresentou baixo custo e fácil execução, além de permitir uma boa visualização do DNA, despertando grande interesse entre os alunos. Apoio: UFC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_acmmariano.pdf | 50,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.