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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMariano, Ana Claudia Moura-
dc.contributor.authorPontes, Carla Thays Laurindo-
dc.contributor.authorPinheiro, Glacyana da Silva-
dc.contributor.authorAraújo, Jéssica Sales-
dc.contributor.authorCastello Branco, Mariana Tajra de-
dc.contributor.authorNogueira, Nadia Accioly Pinto-
dc.date.accessioned2019-11-01T18:11:24Z-
dc.date.available2019-11-01T18:11:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMARIANO, Ana Claudia Moura; et al. Extração de DNA de banana: uma prática de baixo custo e fácil realização. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial, 3).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47368-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExtraçãopt_BR
dc.subjectDNApt_BR
dc.subjectBananapt_BR
dc.titleExtração de DNA de banana: uma prática de baixo custo e fácil realizaçãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA biologia molecular, uma ciência iniciada na década de 1970, estuda as interações moleculares, assim como os mecanismos de regulação de ácidos nucleicos e outras macromoléculas celulares Os avanços nas técnicas e nos conhecimentos de biologia molecular permitiram a explicação de muitos eventos moleculares e o desenvolvimento de inúmeras tecnologias. No entanto, apesar de bastante presente em nosso cotidiano e de despertar interesse em muitos alunos, a biologia molecular ainda não está inserida em currículos escolares. Desde 2012 o PET/UFC-Farmácia ministra o curso de extensão Biologia Molecular nas escolas: um novo conceito de aprendizagem. Com 10 horas/aula, o curso compreende aulas teóricas e práticas e é ministrado em escolas de ensino fundamental e médio, das redes pública e privada de Fortaleza-CE. Com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas,foram utilizados mecanismos, como aulas práticas, que proporcionam ao aluno uma forma prazerosa e lúdica de aprender, além de oferecer ao professor um modo diferente de avaliação e revisão dos conteúdos estudados e como método mais dinâmico de fixar o conhecimento.Materiais de baixo custo, como cebola, banana e morango, frequentemente são utilizados em cursos dessa natureza. Por ser uma fruta bastante comum na nossa cidade, sem dificuldades de obtenção, fácil de homogeneizar e possuir grande quantidade de DNA, a banana foi escolhida como material de extração. A banana, cortada em rodelas, foi colocada em saquinhos de plástico e macerada. Ao macerado foi adicionada uma solução extrativa (água, detergente e sal), e após homogeneização, peneirado em peneira de plástico. À mistura obtida foi adicionado álcool gelado para a separação do DNA, que foi bem visualizado. A prática de extração da banana apresentou baixo custo e fácil execução, além de permitir uma boa visualização do DNA, despertando grande interesse entre os alunos. Apoio: UFCpt_BR
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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