Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47365
Tipo: Resumo
Título: Maracatu nação bom jardim: instrumento cultural e político na luta por reconhecimento de direitos e identidade
Autor(es): Castro, Aline Alves de
Holanda, Francisco Uribam Xavier de
Palavras-chave: Maracatu nação Bom Jardim;Identidade;Instrumento
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CASTRO, Aline Alves de Castro; HOLANDA, Francisco Uribam Xavier de. Maracatu nação bom jardim: instrumento cultural e político na luta por reconhecimento de direitos e identidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontros dos Programas de Educação Tutorial).
Resumo: Através da parceria do PET-CS com o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), do Grande Bom Jardim, pude ter contato com o Maracatu Nação Bom Jardim (MNBJ). Participo da Rede DLIS do GBJ (Rede de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim), que engloba a articulação entre movimentos sociais do local. Com o intuito de manter contato, há um grupo da Rede no WhatsApp, no qual eu estou presente e a partir do qual pude observar a trajetória do MNBJ e como as pessoas se expressam com relação a ele. Então, comecei a articulação com um dos membros da coordenação do MNBJ, que me possibilitou o acesso a relatórios sobre as oficinas de batuque e a fotos. Além disso, compareci duas vezes ao CDVHS para presenciar as oficinas. Elas não ocorreram, mas tive condições de observar alguns aspectos iniciais, como o interesse de algumas crianças da localidade em participar das oficinas e algumas ações do CDVHS para conseguir financiamento. Os objetivos consistem em apresentar um simples histórico do MNBJ, articulado com uma tentativa de entendimento sobre o modo como as pessoas envolvidas o compreendem como um patrimônio cultural e territorial importante na valorização da tradição popular, como um instrumento político de construção e mobilização de identidade, além de incentivador de um sentimento coletivo na luta por direitos sociais. Pode-se afirmar que os seus articuladores já estão com certos objetivos e estratégias definidos, todos relacionados à integração da comunidade, à construção da identidade do Bom Jardim como um território que também comporta a paz, a cultura, a solidariedade. Diante da experiência que tive com o batuque e o sentimento de integração que este me proporcionou, obtive maior compreensão, pelo menos nesse quesito, quanto ao objetivo de fomentar as citadas oficinas. Dessa forma, o MNJB constitui-se como um instrumento promissor de aproximação e identificação entre os moradores do bairro.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47365
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_aacastro.pdf50,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.