Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47324
Tipo: TCC
Título: Descrição da morfologia normal e alterações no trato digestório da cioba, Lutjanus analis (CUVIER, 1828), alimentada com ração à base de Concentrado Proteico de Soja (CPS) / Pedro Filipe Ribeiro Araújo
Autor(es): Araújo, Pedro Filipe Ribeiro
Orientador: Andrade, Thales Passos de
Palavras-chave: Peixe - Patologia;Peixe - Histologia;Nutrição
Data do documento: 2010
Citação: ARAÚJO, Pedro Filipe Ribeiro. Descrição da morfologia normal e alterações no trato digestório da cioba, Lutjanus analis (CUVIER, 1828), alimentada com ração à base de Concentrado Proteico de Soja (CPS). 2010. 38 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: 0 presente trabalho foi conduzido no Centro de Diagnóstico de Enfermidades de Organismos Aquáticos (CEDECAM — Labomar) da Universidade Federal do Ceará — UFC. trato digestório da cioba, Lutjanus analis (CUV1ER, 1828), foi avaliado após um período alimentar de 95 dias com dietas formuladas para substituir a farinha de peixe onde continham quatro níveis de inclusão do Concentrado Proteico de Soja (CPS): 0% (Ti); 13% (T2); 21% (T3) e 30% (T4). Como suporte a este estudo, foi ainda realizada uma sucinta descrição da morfologia e histologia normais dos principais órgãos da referida espécie. Durante o processamento das amostras, uma falha na fixação dos tecidos do tratamento T2 fez com que a utilização destes fosse inviabilizada. Todos os indivíduos amostrados dos diferentes tratamentos apresentaram desvios da histologia normal, apresentando leve a moderada enterite caracterizados por infiltrações focais ou difusas de granulócitos na submucosa e lamina própria do intestino distal. Em relação a Ti, os tratamentos T3 e T4 apresentaram diferença significativa (p < 0,05) para o número de vactiolos supranucleares no epitelio intestinal. Com base na observação de enterite em todos os tratamentos, Um nível ótimo de inclusão do CPS em dietas para Lutjanus analis não pode ser estabelecido. Sugere-se maior controle sobre a qualidade dos produtos de soja utili7ados em dietas para L. analis e/ou o emprego de variáveis selecionadas destes grãos para conter menores quantidades ou total ausência de fatores antinutricionais e componentes tóxicos. Por outro lado, a metodologia desenvolvida na presente pesquisa, constitui-se uma valiosa ferramenta de apoio para validação da eficiência de novas formulações de dieta alimentar artificial para a espécie L. analis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47324
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_pfraraujo.pdf35,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.