Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47320
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Desemprego, informalidade e precarização: tendências atuais no mercado de trabalho
Autor(es): Santos, Geórgia Patrícia Guimarães dos
Cavaignac, Mônica Duarte
Palavras-chave: Desemprego;Trabalho - Aspectos sociais;Economia - Aspectos sociológicos
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: SANTOS, Geórgia Patrícia Guimarães dos; CAVAIGNAC, Mônica Duarte. Desemprego, informalidade e precarização: tendências atuais no mercado de trabalho. In: SOUSA, Adriana e Silva; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva; RECH, Hildemar Luís; SANTOS JÚNIOR, Humberto de Oliveira (orgs.). Trabalho, Filosofia e Educação no espectro da modernidade tardia. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 185-200.
Resumo: Certamente, iniciamos o século XXI sem as mesmas linearidades, perspectivas e previsibilidades de Enrico e Flávia, citados na epígrafe. As mudanças no mundo do trabalho, decorrentes principalmente da globalização e da reestruturação produtiva, trazem constantes desafios à sociedade capitalista. Sobretudo nos países de capitalismo periférico, observam-se o crescimento do desemprego estrutural, a fragmentação e fragilização da classe trabalhadora, a precarização das relações de trabalho, o aprofundamento das desigualdades sociais, o aumento da insegurança e da instabilidade. Na América Latina, cuja inserção na mundialização do capital ocorre de forma subordinada, tais mudanças, conforme observa Costilla (2003), não são resultado da própria dinâmica econômica do Continente. Na verdade, elas fazem parte de uma política dirigida por um grande bloco de poder, sob a hegemonia dos Estados Unidos, originada para enfrentar a crise dos modelos de acumulação e de regulação social vigentes nos chamados "30 anos gloriosos" do segundo pós-guerra mundial.[...]Diante desse quadro, o presente capítulo tem por objetivo desenvolver breve análise do desemprego como um fenômeno que é, ao mesmo tempo, resultado e pressuposto do processo de acumulação capitalista, bem como de suas consequências negativas sobre as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores. Inicialmente, apresenta alguns conceitos e dados quantitativos, para, em seguida, mostrar o papel que o desemprego assume numa sociedade voltada para a reprodução do capital, marcada por um processo de flexibilização perverso que atinge diretamente a classe trabalhadora. Por fim, retoma algumas questões-chave, exprimindo a necessidade da intervenção do Estado na implementação e consolidação de políticas públicas de geração de emprego e renda mais efetivas, capazes de assegurar o direito ao trabalho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47320
ISBN: 978-85-7282-234-3
Aparece nas coleções:PPGP - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_capliv_gpgsantosmdcavaignac.pdf8,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.