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dc.contributor.authorCosta, Maria Zenilda-
dc.date.accessioned2019-10-31T11:01:22Z-
dc.date.available2019-10-31T11:01:22Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Zenilda. Pesquisa-ação colaborativa e legitimatição dos saberes da prática docente. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA , 3., 10-13 nov. 2010,. Quixada (CE). Anais... Quixada (CE): FECLESC, 2010. p.383-391. Tema: Homenagem a Cego Aderaldo a formação docente no contexto contemporâneopt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47301-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFECLESCpt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectDocente-práticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titlePesquisa-ação colaborativa e legitimatição dos saberes da prática docentept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo desenvolver nosso estudo pelo paradigma da epistemologia da prática, concebemos a pesquisa-ação como porta de entrada para diminuir a distância entre o mundo da prática docente e a produção universitária da pesquisa educacional, tendo em vista a produção coletiva de saberes oriundos das intersubjetividades dos arte-educadores, agregando possíveis contribuições para o trabalho e formação docente nessa área de ensino. O foco da nossa pesquisa buscou compreender os modos da produção de saberes em diferentes espaços e tempos que possibilitam a aprendizagem entre arte-educadores. Tivemos como objetivos, promover a participação dos sujeitos da pesquisa como coprodutores de saberes voltados para ações na formação, no trabalho com Arte-Educação na escola; refletir sobre tempos, espaços/mediações significativas e suas potencialidades em intensificar a aprendizagem entre arte-educadores e caracterizar os saberes produzidos nos eventos de aprendizagem e suas contribuições para a formação e prática docente no ensino das Artes1. Procuramos aqui, aprofundar os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação colaborativa, eixo norteador da investigação, que foi construída durante o processo do trabalho realizado. Neste artigo examinamos os múltiplos aspectos teórico-práticos que foram postos em diálogo no intuito de promovermos, pela pesquisa-ação colaborativa, a legitimação dos saberes da prática docente no campo específico da formação de arte-educadores. Nossa investigação situa-se no âmbito dos saberes da prática dos arte-educadores situada na escola, cuja competência cultural, especificamente nas linguagens artísticas, circunscreve-se nos saberes de experiência, no autodidatismo e na militância em grupos de cultura popular. A seara do nosso estudo se entranha pela razão prática, mas não é qualquer racionalidade prática da ação docente. Ela tem a cor, o conteúdo, a historicidade e as formas específicas da ArteEducação, situada na cultura escolar. 1 Esse estudo integra a pesquisa de doutorado que teve como título: ―A produção de saberes em espaços e tempos de aprendizagem colaborativa na formação e no trabalho com arteeducação nas escolas‖. Programa de Pós.graduação em Educação (tese). FACED-UFC. Fortaleza, 2009.[...]pt_BR
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