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dc.contributor.authorDutra, Sandro de Cássio-
dc.date.accessioned2019-10-30T19:13:36Z-
dc.date.available2019-10-30T19:13:36Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationDUTRA, Sandro de Cássio. O espectador teatral do século XX: o Projeto de Jacques Copeau. Revista Passagens, Fortaleza, v. 10, n. 1, p.182-199, 2019.pt_BR
dc.identifier.isbn2179 9938-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47290-
dc.description.abstractIn contemporary theater, more precisely from the twentieth century, there is a notable concern of theatrical directors, regarding the spectador's disposition, to modify the traditional agreement established in theatron (place of view) to, among other proposals, bring the public to the skené (stage). This article discusses this transformation, focusing on the ideas of the French director Jacques Copeau who, in addition to studying the actor's formation, daily worried about the spectator, seeking to know their aspirations, potentialities and reactions. Copeau believed that the public was not limited to vulgar demands. Later, Rancière would theorize about the "emancipated spectator."pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Passagenspt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.subjectEspectadorpt_BR
dc.titleO espectador teatral do século XX: o Projeto de Jacques Copeaupt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo teatro contemporâneo, mais precisamente a partir do século XX, há uma notável preocupação de diretores teatrais, no que concerne à disposição do espectador, para modificar o tradicional acordo instaurado no theatron (lugar de onde se vê) para, dentre outras propostas, trazer o público para a skené (palco). Neste artigo, pretendemos discutir tal transformação, com foco sobre as ideias do diretor francês Jacques Copeau, que além de se debruçar sobre a formação do ator, preocupou-se cotidianamente com o espectador, procurando conhecer suas aspirações, potencialidades e reações. Copeau acreditava que o público não se limitava a exigências vulgares. Mais tarde, Rancière teorizaria sobre o “espectador emancipado”pt_BR
dc.title.enThe theatrical spectator of the twentieth century: the Project of Jacques Copeaupt_BR
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