Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47276
Title in Portuguese: Sistêmica, crítica... e incansável: a contribuição da EPC para a análise de cenários complexos
Title: Systemic, critical... and unwearying: an EPC contribution to complex scenario analysis
Author: Cabral Filho, Adilson Vaz
Cabral, Eula Dantas Taveira
Keywords: Economia
Política
Pluralismo cultural
Issue Date: 2019
Publisher: Revista Passagens
Citation: CABRAL FILHO, Adilson Vaz; CABRAL, Eula Dantas Taveira. Sistêmica, crítica... e incansável: a contribuição da EPC para a análise de cenários complexos. Revista Passagens, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 6-22, 2019.
Abstract in Portuguese: As ferramentas metodológicas da Economia Política da Comunicação (EPC) oferecem o desafio de abordar objetos de estudo e universos de análise de forma crítica e sistêmica. O que se apresenta como diferencial para a construção de uma crítica pertinente, também se coloca como um exaustivo desafio para uma incessante e contínua compreensão da realidade que caracteriza a EPC como campo. Nesse texto, a partir de uma abordagem fundamentalmente bibliográfica, abordamos a complexidade desse campo e seus imbricamentos com a área da Comunicação, a necessidade de afirmação de um pensamento sistêmico e crítico para enfrentar demandas de análise, pensando, por fim, uma proposta de atuação político-epistemológica para pensar a EPC como campo acadêmico de contribuição para a construção de uma sociedade mais democrática.
Abstract: The methodological tools of the Political Economy of Communication (EPC) offer the challenge of approaching study objects and analysis universes in a critical and systemic way. What presents itself as a differential for the construction of a pertinent criticism also poses as an exhaustive challenge for an incessant and continuous understanding of the reality that characterizes the EPC as a field. In this text, based on a fundamentally bibliographical approach, we approach the complexity of this field and its overlaps with the area of Communication, the need to affirm a systemic and critical thinking to face the demands of analysis, thinking, finally, a proposal for action political-epistemological to think of the EPC as an academic field of contribution for the construction of a more democratic society.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47276
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2179 9938
Appears in Collections:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_art_avcabralfilho2.pdf136,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.