Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47269
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Matias, Ligia Queiroz | - |
dc.contributor.author | Dantas, Terliane Gabriel | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T18:17:06Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T18:17:06Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Terliane Gabriel. Horta como veículo facilitador no processo ensino-aprendizagem de botânica. 2016. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47269 | - |
dc.description.abstract | Under the teaching of biological sciences in the field of botany, the practical aspects of the students' daily life, should be highlighted from the teaching practices and the search for new methodological approaches. the study of plants and their properties usually develops empathy for the student, one of the possible answers to these learning difficulties are related to the teaching methods used. It is believed that the interdisciplinary and diverse teaching methods would be the ways that would help more students to express scientific findings in these interaction activities: student, teacher and content. The method used in this work were theoretical and practical classes., With the implementation of a garden, seeking greater efficiency compared to traditional and lectures in the student learning process. The methodology used were four theoretical lessons practical. The teaching methods used in them ranging from debates, lectures, practical classes statements, written activities and building a garden. In the first activity they were presented the importance of plants, its diversity and applications using newspaper reports as propellant vehicle for discussion and activity. The second was presented to the students the life cycle and reproduction of angiosperms, showing the flower morphology, pollination and the generation of the fruit, using biological material to perform the practice. In the third it was demonstrated to students the organs of angiosperms showing their morphology and development associating with the power of the same, using biological material and artistic intervention by the morphology drawings for determining the content. On Wednesday it showed the importance of the garden implementation at school, emphasizing the biological conservation and the importance of healthy eating. At this point the students will carry out the planting of seedlings and discussed all the analyzed content. The students were participating in the activities and developed satisfactorily tasks. It is therefore concluded that the use of other forms of teaching content covered in books, such as the garden, was successful with respect to student learning. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Modalidades didáticas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de botânica | pt_BR |
dc.subject | Horta escolar | pt_BR |
dc.title | Horta como veículo facilitador no processo ensino-aprendizagem de botânica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No âmbito do ensino de ciências biológicas na área de botânica, os aspectos práticos do cotidiano dos alunos devem ser ressaltados a partir das práticas de ensino e na busca de novas abordagens metodológicas. O estudo das plantas e de suas propriedades geralmente desenvolve empatia por parte do aluno, Uma das respostas possíveis para essas dificuldades de aprendizado relacionam-se com os métodos de ensino usados. Acredita-se que a interdisciplinaridade e as mais diversas modalidades didáticas seriam as formas que mais auxiliariam os alunos a expressarem as descobertas científicas nessas atividades de interação: aluno, professor e conteúdo. A modalidade usada no presente trabalho foram: aulas teórico-práticas, com a implantação de uma horta, visando uma maior eficácia em relação às aulas tradicionais e aulas expositivas no processo de aprendizagem do aluno. As modalidades didáticas utilizadas nelas variam desde debates, aulas expositivas, aula prática demonstrações, atividades escritas e construção de uma horta. Na primeira atividade foram apresentadas a importância das plantas, sua diversidade e as aplicações, utilizando reportagens de jornais como veiculo propulsor de discussão e atividade. Na segunda foi apresentado aos alunos o ciclo de vida e reprodução das angiospermas, mostrando a morfologia da flor, polinização e a geração do fruto, utilizando material biológico para realização da pratica. Na terceira foram demonstrados aos alunos os órgãos das angiospermas mostrando sua morfologia e desenvolvimento associando com a alimentação dos mesmos, utilizando material biológico e intervenção artística por meio de desenhos da morfologia para fixação do conteúdo. Na quarta mostrou-se a importância da implementação da horta na escola, ressaltando a conservação biológica e a importância de uma alimentação saudável. Nesse momento os alunos realizarão o plantio das mudas e discutiram sobre todo o conteúdo abordado. Os alunos foram participativos durante as atividades e desenvolveram tarefas de modo satisfatório. Conclui-se assim que a utilização de outras formas de ensino do conteúdo abordado nos livros, como a horta, obteve êxito com relação ao aprendizado dos estudantes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_tgdantas.pdf | 348,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.