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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47244
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moraes, Ana Cristina de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T15:07:55Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T15:07:55Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Ana Cristina de. Teatro universitário: potencialidades e desafios na educação estética de pedagogos. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 24.; CONGRESSO INTERNACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES, 2., 10-14 nov. 2014, Ponta Grossa (PR). Anais... Ponta Grossa (PR): EdUEPG, 2014. Tema: Arte-Educação Contemporânea: metamorfoses e narrativas do ensinar/aprender. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-7423 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47244 | - |
dc.description.abstract | This paper discusses aesthetic experiences through theater in a public state university located in Northeastern Brazil. Analyzes the potential and challenges of the artistic work of a Performing Arts Center linked to pedagogy course that develops aesthetic and pedagogical activities (courses and theater workshops, productions and performing presentations, studies and research in the arts). The artistic and educational activities resulted in the creation of this Group of the TU university theatre, and Group “Palavra Encantada” storytellers. Such groups have produced and exhibited some scenic work in different cultural spaces. In the actions mentioned above, it encourages theperception, creativity and autonomy of the processes of learning and artistic development. In this direction, we believe that the professional profile of a teacher requires the consolidation of a broad cultural-artistic repertoire at the same time, the guide for the conduct of educational activities through art and aesthetic transformations also manages primarily in professional himself, making more open to experience, more sensitive and creative. This paper focuses, therefore, performing experiments developed by Performing Arts Center (since 2006), focusing more on theatrical activities and weaving critical analysis of the process of aesthetic education of future teachers from these experiences. For that, we turn to authors like Read (2001) argues that education in art, Tardif (2007) which deals with teaching knowledge, Bondia (2002) when speaking of experience, DuarteJunior (2010) on aesthetic education, as well as authors dealing with collaborative theater as Gonçalves (2012), Martins (2010) and Nicolete (2010). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUEPG | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Estética | pt_BR |
dc.title | Teatro universitário: potencialidades e desafios na educação estética de pedagogos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho discorre sobre experiências estéticas através do teatro numa universidade pública estadual situada no Nordeste do Brasil. Analisa potencialidades e desafios do trabalho artístico de um Núcleo de Artes Cênicas vinculado ao curso de Pedagogia que desenvolve ações estéticopedagógicas (cursos e oficinas teatrais, produções e apresentações cênicas, estudos e pesquisas em artes). As atividades artístico-pedagógicas deste Núcleo resultaram na criação do Grupo TU de Teatro Universitário, e do Grupo Palavra Encantada de contadores de histórias. Tais grupos já produziram e exibiram alguns trabalhos cênicos em diversos espaços culturais. Nas ações citadas, estimula-se a percepção, a criatividade e a autonomia destes nos processos de aprendizagem e elaboração artísticas. Nessa direção, acreditamos que o perfil profissional de um pedagogo requer a consolidação de um repertório artístico-cultural amplo que, ao mesmo tempo, o guie para a realização de ações pedagógicas através da arte e também gere transformações estéticas primeiramente no próprio profissional, tornando-o mais aberto às experiências, mais sensível e criativo. O texto focaliza, pois, experiências cênicas desenvolvidas pelo Núcleo (desde 2006), centrando-se mais nas atividades teatrais e tecendo análises críticas sobre o processo de educação estética de futuros pedagogos, a partir dessas experiências. Para tanto, recorremos a autores como Read (2001) que defende a educação pela arte, Tardif (2007) que trata de saberes docentes, Bondía (2002) ao falarmos de experiência, Duarte-Junior (2010) sobre educação estética, bem como autores que tratam de teatro colaborativo como Gonçalves (2012), Martins (2010) e Nicolete (2010). | pt_BR |
dc.title.en | Theatre university: their potential and challe | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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