Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47242
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Rafael de Sousa | - |
dc.contributor.author | Machado, Gilberto Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T15:05:44Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T15:05:44Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Rafael de Sousa; MACHADO,Gilberto Andrade. O ensino de artes visuais e a lógica nômade: o desenho como elemento à formação do artista-professor-pesquisador. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 24.; CONGRESSO INTERNACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES, 2., 10-14 nov. 2014, Ponta Grossa (PR). Anais... Ponta Grossa (PR): EdUEPG, 2014. Tema: Arte-Educação Contemporânea: metamorfoses e narrativas do ensinar/aprender. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-7423 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47242 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUEPG | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Experiências | pt_BR |
dc.title | O ensino de artes visuais e a lógica nômade: o desenho como elemento à formação do artista-professor-pesquisador | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Pesquisa em ensino de artes visuais que discute a práxis do desenho como experiência condutora dos saberes vivenciados no cotidiano dos alunos e mediados pela sistematização de algumas ações educativas no âmbito escolar. Analisam-se duas experiências. A primeira foi desenvolvida no Laboratório de Produção de Imagens – LAPIM, alocado no Programa de Institucional de Iniciação a Docência – PIBID do Curso de Licenciatura em Artes Visuais - CLAV do Instituto Federal do Ceará – IFCE. A segunda decorrente da primeira deu-se como professor substituto de Arte numa escola da rede pública de Fortaleza-CE. O ensino do desenho pode ser proposto como um ato, um gesto que conduz a prática poética e não se limita apenas aos suportes tradicionais como lápis e papel. Entende-se o ensino de Artes Visuais como um conjunto de acontecimentos que pedem uma reterritorialização dos espaços educativos. Para tanto, trabalha-se o conceito de experiência a partir das considerações de Bondia (2002) articulando algumas noções de imaterialidade e de evento associados ao espaço nômade proposto por Deleuze e Guattari (1996). No deslocamento dessas ideias o artista-professor-pesquisador é o principal articulador de travessias, isso implica um engajamento didático com a reinvenção de experiências, dissidências e transgressões. Essa investigação está em andamento e se apropria de diferentes registros do pesquisador (diários de campo, relatórios de estágio, catálogos de exposição, fotos e vídeos, entre outros) que caracterizam a pesquisa participante. Destaca-se na formação do artista-professor-pesquisador uma postura de observador da escola como lugar vivo por isso mesmo nômade e reinventado a cada dia. | pt_BR |
dc.description.abstract-fr | Recherche dans l'enseignement des arts visuels qui traite de la praxis de dessin en tant qu'expérience conductrice de connaissances expérimentés dans le quotidien la vie des étudiants et véhiculée par la systématisation de certaines activités éducatives dans les écoles. Il examine deux expériences. La premiere a été développé dans le Laboratoire de Production de l´Image -LAPIM, allouée au programme institutionnel de l'Initiation à l'enseignement – la PIBID Curso de Licenciatura em Artes Visuais - CLAV au Institut Fédéral do Ceara-IFCE. La seconde découlant de la première est venu comme suppléante de l'art dans une école publique à Fortaleza-CE. L'enseignement du dessin peut être proposée comme un acte, un geste qui mène à la pratique poétique et n'est pas limitée aux médias traditionnels comme le crayon et le papier. Il est entendu l'enseignement des Arts visuels comme un ensemble d'événements qui nécessitait une reterritorialisation des espaces éducatifs. À cette fin, le concept d'expérience des considérations du Bondia (2002), articuler des notions d'immatérialité et l'événement associé à l'espace nomade proposée par Deleuze et Guattari (1996). Le déplacement de ces idées, l'artiste-enseignant-chercheur est l'articulateur principale de passages à niveau, cela implique un engagement didactique avec la réinvention des expériences, des dissidents et des transgressions. Cette enquête se poursuite et s'approprie les enregistrements différents du chercheur (journaux du champ, des rapports de stage, des catalogues d'exposition, des photos et des vidéos, qui caractérisent la recherche. Il y demande dans la formation de l'artiste-enseignantchercheur une posture d'observateur de l'école comme un lieu de vie c'est pourquoi nomad et réinventé chaque jour. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_rscarvalho.pdf | 151,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.