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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47241
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barroso, Maria Suelly dos Santos | - |
dc.contributor.author | Machado, Gilberto Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T15:03:43Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T15:03:43Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | BARROSO, Maria Suelly dos Santos; MACAHDO, Gilberto Andrade. Estratégias de produção e leitura de imagens para o ensino de artes visuais no ensino fundamental: exercitando a cultura visual na formação inicial do artista-professor. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES DO BRASIL, 24.; CONGRESSO INTERNACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES, 2., 10-14 nov. 2014, Ponta Grossa (PR). Anais... Ponta Grossa (PR): EdUEPG, 2014. Tema: Arte-Educação Contemporânea: metamorfoses e narrativas do ensinar/aprender. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-7423 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47241 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUEPG | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Artes-Ensino | pt_BR |
dc.subject | Fanzine | pt_BR |
dc.title | Estratégias de produção e leitura de imagens para o ensino de artes visuais no ensino fundamental: exercitando a cultura visual na formação inicial do artista-professor | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Pesquisa em ensino de Artes Visuais que discute algumas experiências de produção e de leitura de imagens desenvolvidas pelos alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais - CLAV do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE como estratégias do ensino de Artes Visuais no ensino básico. Para tanto, exercitou-se metodologias específicas do ensino de Artes Visuais propostas na formação inicial do artistaprofessor-pesquisador, em especial aquelas que levam em consideração algumas experiências de subjetivação identificadas nas práticas culturais de visualidade. Relata-se a dinâmica do Laboratório de Produção de Imagens - LAPIM e as contribuições deste na implantação das estratégias apresentadas. Destas, enfatizam-se experiências com fanzines. A sala de aula propicia muitas oportunidades de produzir e de ler imagens. Essas imagens devem privilegiar o cotidiano e a cultura dos alunos, negociando com as imagens do repertório universal de artes visuais. As manifestações da cultura visual não são apenas de ordem cognitiva ou prazerosa, mas dispositivos que organizam experiências de aprendizagem e de autonomia. Portanto, os alunos já não são meros consumidores, mas também produtores e divulgadores de imagens. Usar apenas imagens de arte e de artistas europeus, excluindo dessa relação as expressões visuais das periferias é um modo perverso de elitizar o ensino de Arte. A produção contemporânea merece ser discutida também na escola. | pt_BR |
dc.description.abstract-fr | Recherche dans l'enseignement des arts visuelles qui traite quelques expériences de production et de la lecture d'images prises par les élèves du cours de diplôme en Arts Visuelles -CLAV de l'Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE Pour ce faire, exercé des méthodologies spécifiques d'enseignement des Arts visuelles proposés dans la formation initiale de l'artiste-enseignant-chercheur, en particulier ceux qui tiennent compte des expériences de subjectivation identifié les pratiques culturelles de visualité. Il est rapporté la production du Laboratoire de Production des Images-LAPIM et les contributions de cela dans la mise en œuvre des stratégies présentées. Parmi ceux-ci, met l'accent sur des expériences avec des fanzines. L'école offre de nombreuses possibilités de produire et de lire des images. Ces images doivent se concentrer sur la vie quotidienne et la culture des élèves, portant sur les images du répertoire universel des Arts visuels, les manifestations de la culture visuelle ne sont pas seulement d´ordre cognitif ou agréable, mais les dispositifs qui organisent des activités éducatives et l'autonomie. Par conséquent, les étudiants ne sont plus simples consommateurs mais aussi des producteurs et diffuseurs d'images. Utilisez uniquement des images d'art et d'artistes européens, à l'exclusion de cette relation, les expressions visuelles des périphéries est elitizer l´enseignement de l'art de manière perverse. La production contemporaine mérite d'être aussi abordée à l'école. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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