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dc.contributor.authorEvangelista, Leilane Lima Almeida-
dc.contributor.authorCavalcante, Sueli Maria de Araújo-
dc.date.accessioned2019-10-29T17:49:41Z-
dc.date.available2019-10-29T17:49:41Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Leilane Lima Almeida. Permanência prolongada discente na graduação: fatores determinantes e estratégias para o êxito em uma IFES. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 124-142, maio/ago. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (Impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (Online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47176-
dc.description.abstractThis article proposes to investigate the aspects which are contributing to the student failure situation in an undergraduate course of a Federal Institute of Higher Education, aiming to contribute with theoretical support and data to elaborate actions that minimize this phenomenon. In this research, classified as descriptive and qualitative, action research was adopted as a technical procedure because ofits close association with action or with the resolution of a collective problem, insofar as the research proposes to contribute with the application of preventive actions. Thus, two cycles of semi structured interviews were conducted with the selected students, and intervention actions were implemented after each cycle, what contributed to the success of 47.3% of the interviewees.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectEstratégias - ensinopt_BR
dc.subjectDiscentept_BR
dc.titlePermanência prolongada discente na graduação: fatores determinantes e estratégias para o êxito em uma IFESpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo propõe-se investigar os aspectos que estão contribuindo para a situação de retenção discente em um curso de graduação de uma instituição federal de educação superior (IFES), visando contribuir com suporte teórico e dados para elaboração de ações que minimizem tal fenômeno. Nesta pesquisa, classificada como descritiva e qualitativa, adotou-se a pesquisa-ação como procedimento técnico por sua estreita associação com ação ou com a resolução de um problema coletivo, na medida em que a pesquisa se propõe contribuir com aplicação de ações de caráter preventivo. Assim, foram realizados dois ciclos de entrevistas semiestruturadas com os discentes selecionados, sendo implementadas ações de intervenção após cada ciclo, o que contribuiu para o êxito de 47,3% dos entrevistados.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo se propone a investigar los aspectos que contribuyen con la retención en un curso de graduación de una IES pública, con el objetivo de ofrecer soporte teórico y datos para la elaboración de acciones que minimicen tal fenómeno. En esta investigación, clasificada como descriptiva y cualitativa, se adoptó la investigación-acción como procedimiento técnico por su estrecha asociación con acción o con la resolución de un problema colectivo, en la medida en que la investigación se propone a contribuir con aplicación de acciones de carácter preventivo. De esta manera, se realizaron dos ciclos de entrevistas semiestructuradas con los discentes seleccionados y se implementaron acciones de intervención después de cada ciclo, lo que resultó en el éxito de 47,3% de los entrevistados.pt_BR
dc.title.enProlonged stay of students in undergraduate: determinant factors and strategies for success in a Higher Education Institute (HEI)pt_BR
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