Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47078
Tipo: TCC
Título: Influência da utilização da microalga Chlorella sp. durante a reversão sexual da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
Autor(es): Costa, Fernanda Tamyres Martins da
Orientador: Farias, Wladimir Ronald Lobo
Palavras-chave: Alimentação;Pós-larvas;Tilápia do Nilo
Data do documento: 2010
Citação: COSTA, Fernanda Tamyres Martins da. Influência da utilização da microalga Chlorella sp. durante a reversão sexual da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). 2010. 34 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
Resumo: As microalgas são amplamente utilizadas na alimentação de animais, podendo apresentar um grande número de compostos como proteínas, lipídeos, polissacarideos, carotenóides e vitaminas. Acredita-se que a ingestão de pequenas quantidades de microalgas pode causar mudanças satisfatórias na fisiologia desses organismos, dando um estimulo na resposta imunológica não-específica. O objetivo desse trabalho foi avaliar a influencia da microalga Chlorella sp no desempenho de pós larvas (pl's) de tildpia do Nilo, submetidas a alimentação de Chlorella sp e água verde proveniente de um tanque de piscicultura, por um período de 28 dias. Na primeira fase, além da oferta de microalgas foi, também, ofertada ração microparticulada (50% PB) contendo o hormônio 17-a-metiltestosterona, para a realização da reversão sexual. 0 experimento foi dividido em três tratamentos, com três repetições cada, com densidade de 5 pl's 1:1. Os peixes foram cultivados com Chlorella sp, água clara (controle) e água verde e apresentaram pesos e comprimentos médios finais de 0,15 g e 2,3 cm, 0,09 g e 1,94 cm, 0,11 g e 2,7 cm, respectivamente. Após 28 dias de cultivo, os resultados mostraram que houve diferença estatística (a.---,--0,05) entre o tratamento com Chlorella sp e os tratamentos com água verde e Agua clara. Depois desse período, os peixes foram transferidos para caixas de PVC corn densidade de 3 pl's 1:1 e cultivados por mais 45 dias, para a avaliação de peso e comprimento, taxa de sobrevivência dos animais e quociente intestinal. Nesta fase foi ofertada ração sem hormônio. Ao final do cultivo, os peixes apresentaram pesos e comprimentos médios de 0,61 g e 3,26 cm, 0,35 g e 2,23 cm, 0,61 g e 3,34 cm, para os tratamentos com Chlorella sp, Agua clara e água verde. Os resultados do quociente intestinal mostraram que não houve diferença estatisticamente significativa entre os tratamentos. As taxas de sobrevivência encontrados foram de 98,67, 60,33 e 59,33% para os tratamentos com Chlorella sp, água clara e água verde, respectivamente. Com a realização desse trabalho, pudemos concluir que a utilização da microalga Chlorella sp influenciou positivamente no crescimento em peso e comprimento e na sobrevivência da tildpia do Nilo (O. niloticus).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47078
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_ftmcosta.pdf29,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.