Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47028
Tipo: TCC
Título: Análise da viabilidade técnico-econômica para aproveitamento da água dos reservatórios de retenção condominiais para uso em vasos sanitários: estudo de caso
Autor(es): Peixoto, Mateus Fialho
Orientador: Silva, Francisco Osny Enéas da
Palavras-chave: Águas pluviais;Sustentabilidade;Estudo de viabilidade;Reservatório de detenção;Instalações hidrossanitárias;Água - Reuso
Data do documento: 2016
Citação: PEIXOTO, Mateus Fialho. Análise da viabilidade técnico-econômica para aproveitamento da água dos reservatórios de retenção condominiais para uso em vasos sanitários: estudo de caso. 2016 195 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Este trabalho faz uma análise técnica e econômica do uso da água armazenada em reservatórios de detenção, apresentando um estudo de caso, no município de Fortaleza-CE. No estudo foi simulado um cenário considerando o reservatório de detenção obrigatório pela legislação, porém com a utilização da água pluvial facultativa. A água captada é simulada para sua utilização em bacias sanitárias e a análise é baseada na eficiência do reservatório de detenção para o sistema de drenagem urbano, na eficiência do reservatório suprir a demanda de água, no Payback, referentes aos custos da implementação do sistema em sua fase de projeto versus operação. A análise apresenta índices de eficiência para a drenagem urbana, para a sustentabilidade do ponto de vista de racionalização da água potável e para a obtenção de um retorno financeiro. Todos os índices apresentaram valores favoráveis para sua utilização.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47028
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_mfpeixoto.pdf8,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.