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Tipo: Artigo de Evento
Título: O ensino formal de artes na educação básica em Fortaleza – CE: da necessidade de um mapeamento
Autor(es): Goldberg, Luciane Germano
Parra, Denise Vendrami
Palavras-chave: Arte e educação;Educação básica;Mapeamento
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: UFPE
Citação: GOLDBERG, Luciane Germano; PARRA, Denise Vendrami. O ensino formal de artes na educação básica em Fortaleza – CE: da necessidade de um mapeamento. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DOS ARTE/EDUCADORES DO BRASIL. 13.; CONGRESSO INTERNACIONAL DA FEDERAÇÃO DOS ARTE/EDUCADORES, 3-9 nov. 2013, Recife (PE). Anais... Recife (PE): UFPE, 2013. Tema: Arte/educação no Pós mundo.
Resumo: Este trabalho apresenta um diagnóstico a partir de dados empíricos a respeito do ensino de arte nas escolas formais no município de Fortaleza – Ceará com o objetivo de justificar a necessidade de um mapeamento desse contexto a fim de conhecer mais concretamente a realidade local para, posteriormente propor pesquisas e intervenções que venham a fortalecer o processo de formação de licenciados em artes e mudanças no cenário municipal. A partir de ações realizadas pela Universidade Federal do Ceará, especificamente do Programa de Iniciação à Docência – PIBID Dança e da atividade “Linha do Tempo: experiências formativas em Arte” foi possível diagnosticar a precariedade e a perpetuação de práticas ainda pautadas em atividades advindas da Educação Artística, bem como a ocupação da disciplina de artes por profissionais de outras áreas. Além da precária formação do pedagogo, os problemas do ensino formal de arte na educação básica no município, advêm em grande parte de uma defasagem histórica para a criação da maioria dos cursos de licenciatura em artes, não suprindo a demanda das escolas formais justificando o descaso com a área e as práticas indevidas perpetuando o estigma da arte na escola como lazer ou “tapa buraco”, área sem importância que pode ser trabalhada de qualquer jeito por qualquer profissional sem formação específica – um campo a conhecer, desbravar e transformar paulatinamente.
Abstract: The following essay is a brief analysis based on empirical data regarding regular schools in the city of Fortaleza - Ceará. The objective is justify the need for mapping the current situation in public schools in order to obtain specific knowledge about the local context and thereafter propose research and interventions to improve the arts' licentiateship program, as well as bring changes to the municipal scene. Actions were taken by the Federal University of Ceará, specifically by the Dance Teaching Program (PIBID) and its intervention named "Timeline: Arts training experiences". It was possible to diagnose a precarious condition and the perpetuation of practices which are still based on activities that arise from Artistic Education, as well as the presence of professionals from other fields in charge of teaching positions in Arts. Besides the precarious Teaching training, problems from the formal teaching of Arts in elementary schools of the city come mostly as a consequence of a historical lag in the creation of most of the Arts licentiateship training programs , which don't supply the current demand, explains the negligence towards the field and the incorrect practices that perpetuate Arts as a leisure or filler activity, or yet, irrelevant field of study that can be presented without care by any professional without specific training: a field to acknowledge, cultivate, and slowly transform.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47023
ISBN: 978-85-415-0369-3
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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