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dc.contributor.advisorCastro Neto, Manoel Mendonça de-
dc.contributor.authorTorquato, Roberto Matheus Nunes-
dc.date.accessioned2019-10-22T18:18:56Z-
dc.date.available2019-10-22T18:18:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationTORQUATO, Roberto Matheus Nunes. Avaliação de alternativas para as interseções da Avenida Osório de Paiva com a Rua Raimundo Nery e com a Avenida Luiz Vieira utilizando microssimulação. 2017. 107 f. Monografia (graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46988-
dc.description.abstractThe agglomeration of people and their displacement needs has caused problems such as congestion and road insecurity that have become quite common in Brazilians cities, replicating the need for a better understanding about the issue involving the transportation of goods and people in the cities. The practice of traffic engineering has employed several tools to evaluate the current and hypothetical scenarios in transportation systems, among them the microscopic simulation that has been increasingly used by traffic analysts and researchers for dealing with internal processes. This study aims to evaluate and improve the traffic signal operation at the intersections of Osorio de Paiva Avenue and Raimundo Nery Street and Luiz Vieira Avenue using microscopic simulation. In order to achieve this objective, the operational problems of the study area were identified and characterized and finally the alternative solutions for operational improvement were evaluated. A data collection was performed in the study area in which traffic volumes, vehicle classification, saturation flow and control delay. The headway buffer parameter that influences the following distance was calibrated using the saturation flow collected as a target measure, reaching a percentage error of 0%. From the characterization of problems, was verified that four aproaches of the two intersections analyzed are with a poor operational quality indicated by the high levels of vehicular delay and queue length obtained in the simulation. Therefore, three scenarios were proposed for the improvement of the operation aiming at a decrease in vehicular delay. Statistical and practical significance tests were used, allowing to conclude that the scenario of the coordination optimization method using two-stage traffic programming had the most satisfactory results according to established criteria. The turning movements to the left were analyzed considering the travel time and the average speed in the scenarios, verifying that the turning movement to the left at the intersection of Raimundo Nery Street was significantly improved, while the turning movement to the left at the intersection of Luiz Vieira Avenue showed an increase of impedance that was considered unexpressive.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectMicrossimulaçãopt_BR
dc.subjectInterseções semaforizadaspt_BR
dc.subjectSinalização semafóricapt_BR
dc.subjectSemáforo - Tempopt_BR
dc.titleAvaliação de alternativas para as interseções da Avenida Osório de Paiva com a Rua Raimundo Nery e com a Avenida Luiz Vieira utilizando microssimulaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom a aglomeração de pessoas e de suas necessidades por deslocamentos, problemas como congestionamento e insegurança se tornaram comuns nas cidades brasileiras, o que replica na necessidade de uma maior compreensão da problemática envolvendo o fenômeno do transporte de bens e pessoas em cidades. A prática da engenharia de tráfego tem empregado várias ferramentas que permitem avaliar a situação do cenário atual e de cenários hipotéticos em sistemas de transportes, dentre elas a simulação microscópica que vem tendo um uso cada vez mais difundido entre analistas de tráfego e pesquisadores por tratar os processos internos ao nível da unidade veicular. Esse projeto de graduação tem como objetivo avaliar e melhorar a operação semafórica nas interseções da Avenida Osório de Paiva com a Rua Raimundo Nery e com a Avenida Luiz Vieira, ambas operando com três estágios, utilizando simulação microscópica. Para efetivar esse objetivo, foram identificados e caracterizados os problemas de operação na área em estudo e, por fim, avaliado alternativas de solução visando a melhoria operacional. Foi realizada uma coleta de dados em que foi possível obter volumes de tráfego, classificação veicular, fluxo de saturação e atraso veicular devido ao controle semafórico na área em estudo. O parâmetro de headway buffer que influencia na distância de following foi calibrado utilizando o fluxo de saturação coletado como medida alvo, atingindo um erro percentual de 0%. Da caracterização dos problemas identificados, verificou-se que quatro das seis aproximações analisadas estão com uma má qualidade operacional indicada pelos elevados níveis de atraso veicular e comprimento de fila obtidos na simulação. Dado isso, levantaram-se três cenários propostos para a melhoria da operação visando a diminuição do atraso veicular. Testes estatísticos e de significância prática foram utilizados, permitindo concluir que o cenário do método de otimização da coordenação utilizando a programação semafórica de dois estágios possuiu os resultados mais satisfatórios de acordo com os critérios estabelecidos. Os movimentos de conversão à esquerda foram analisados considerando o tempo de viagem e a velocidade média nos cenários, verificando que a conversão na interseção da Rua Raimundo Nery foi significativamente melhorada, enquanto que a conversão na interseção da Avenida Luiz Vieira apresentou um aumento de impedância pouco expressivo. Palavras chave: Interseções semaforizadas. Simulação microscópica. Otimização semafórica.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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