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Tipo: TCC
Título: Avaliação e ajuste da coordenação semafórica de uma via arterial de Fortaleza com o uso do software PTV VISTRO
Autor(es): Bandeira, Talyson Pereira
Orientador: Castro Neto, Manoel Mendonça
Palavras-chave: Coordenação semafórica;Vias arteriais;Interseções semaforizadas;Semáforo - Tempo
Data do documento: 2016
Citação: BANDEIRA, Talyson Pereira. Avaliação e ajuste da coordenação semafórica de uma via arterial de fortaleza com o uso do software ptv vistro. 2016. 101 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Com o intuito de melhorar o desempenho da circulação de uma rede viária composta de vias com interseções semaforizadas, estabelece-se um sistema de coordenação semafórica, que consiste num conjunto de medidas e decisões relacionadas à priorização de determinadas vias e à alocação de tempos semafóricos para cada interseção ou conjunto de interseções de forma a aumentar o conforto dos usuários, reduzindo congestionamentos e minimizando atrasos, desde que bem adequada às condições de tráfego da região. Como uma forma de avaliar a qualidade da progressão em uma via arterial operando segundo um sistema de coordenação semafórica, utiliza-se modelos computacionais de simulação. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar e propor ajustes à coordenação semafórica de um trecho de uma importante via arterial de Fortaleza, a Avenida Pontes Vieira, utilizando o software PTV VISTRO. Os processos metodológicos passaram pela identificação e escolha de medidas de desempenho, pela codificação da rede no programa a partir de dados obtidos em campo e pela comparação de três cenários (o observado em campo, o esperado e o resultante de uma otimização a partir do uso de um algoritmo genético) para avaliação da situação atual e proposição de possíveis ajustes. Dessa análise, identificou-se que se fossem garantidas as programações semafóricas previstas pelo CTAFOR, já observa-se uma redução significativa nos atrasos devido ao controle na via em estudo. Todavia, sugeriu-se ainda uma otimização nos tempos semafóricos da via baseando-se no resultado da simulação realizada.
Abstract: In order to improve the traffic performance of a road network composed of roadways with traffic lights, a signal-coordinating system is established, consisting of a set of measures and decisions related to the prioritization of certain roads and to the allocation of green time for each intersection or set of intersections in order to increase user comfort, reducing traffic congestion and minimizing delays, as long as the coordination system is well suited to the traffic conditions of the region. To evaluate the quality of the progression in an arterial route operating according to a signal-coordinating system, computer simulation models are used. In this context, the main objective of this study was evaluating and proposing adjustments to the signal coordination of a section of an important arterial route of Fortaleza, Pontes Vieira Aevnue, using the software PTV VISTRO. The methodology utilized involved the identification and selection of performance measures, the coding of the network in the software from data obtained in the field and the comparison of three scenarios – the observed in the field, the expected and the result of an optimization obtained through genetic algorithm – to evaluate the current situation and propose possible adjustments. From this analysis, it was identified that if the schedules defined by CTAFOR were guaranteed, a significant reduction in control delays would be observed due in the section under study. However, an optimization was suggested in the signal times of the route based on the result of the simulation performed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46986
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