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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa Filho, Francisco Gonçalves de-
dc.contributor.authorMenezes, Eliziete Nascimento de-
dc.date.accessioned2019-10-21T14:43:22Z-
dc.date.available2019-10-21T14:43:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUSA FILHO, Francisco Gonçalves de; MENEZES, Eliziete Nascimeno de. As novas propostas pedagógicas do software educativo “Luz do Saber Fundamental”: inovando a prática docente. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-61693-24-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46953-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUERNpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAlfaberizaçãopt_BR
dc.titleAs novas propostas pedagógicas do software educativo Luz do Saber Fundamenta: inovando a prática docentept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNosso objetivo é conhecer as contribuições do Luz do Saber Fundamental para o processo de alfabetização e letramento das crianças do primeiro e segundo ano do ensino fundamental da Prefeitura de Fortaleza (CE) e suas implicações para a prática docente. A pesquisa é qualitativa e foi realizada com aplicação de questionários online os quais foram respondidos por seis professoras do primeiro e segundo anos do ensino fundamental, que por sua vez, trabalham com o “Luz do Saber”, fazendo uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O artigo faz inicialmente uma apresentação do Projeto Luz do Saber, em seguida apresenta o docente, sua prática em sala de aula e as formações continuadas recebidas por ele. O referencial teórico se baseia na teoria da psicogênese da língua escrita de Ferreiro e Teberosky (1986); no conceito de mediação e interação social de Vygotsky (1996), na concepção de letramentos de Soares (2002) e nas concepções de ensino a partir de palavras geradores em Paulo Freire (2004), entre outros. Os resultados apontaram que o projeto Luz do Saber Fundamental, que faz uso do software educativo de mesmo nome, contribui com o processo de alfabetização e letramento das crianças do ciclo alfabetizador através de atividades instigantes, lúdicas por meio do uso de tecnologias, além de implicar na prática dos professores em sala de aula, uma vez que o material apresenta uma proposta pedagógica inovadora com recursos digitais.pt_BR
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