Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaiva, Paulo Vitor Vilela-
dc.contributor.authorSilva, Emanuel Bruno Carioca-
dc.contributor.authorSouza, Margarida Maria Pimentel de-
dc.date.accessioned2019-10-18T18:38:31Z-
dc.date.available2019-10-18T18:38:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPAIVA, Paulo Vitor Vilela; SILVA, Emanuel Bruno Carioca; SOUZA, Margarida Maria Pimentel de. Rede surdos-CE: sinalário escolar e acadêmico: um relato de experiência na Rede Cuca dos cursos de Libras do Projeto Integração-SME em Fortaleza-CE. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: Pesquisa, memória e Internacionalização.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-61693-24-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46938-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUERNpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLingua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleRede surdos-CE: sinalário escolar e acadêmico: um relato de experiência na Rede Cuca dos cursos de Libras do Projeto Integração-SME em Fortaleza-CEpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo traz um relato de experiência vivenciado no ensino de Libras como segunda língua nos cursos básicos de Libras do Projeto Integração/Rede Cuca/Secretaria Municipal de Educação da cidade Fortaleza-CE. Trata-se do uso de um suporte didático constituído por um glossário online, fruto de um projeto de extensão da UFC, intitulado Rede Surdos-CE: Sinalário Escolar e Acadêmico. Visamos apresentar as atividades que foram embasadas no Blog “Rede Surdos-CE” e a metodologia da Aprendizagem Cooperativa. Para isso, foram desenvolvidas duas atividades, uma de orientação e apresentação do site, que foi realizada nos laboratórios de informática da instituição, e outra de produção em Libras com temas específicos, que foram apresentadas em sala. O trabalho foi realizado no Cuca Jangurussu, que fica localizado em um bairro periférico de Fortaleza. No primeiro semestre de 2018 as atividades foram realizadas com 12 alunos – com média de 14 anos de idade, já no segundo semeste de 2018 as atividades foram realizadas com 15 alunos – com média de 15 anos de idade – ambas as atividades tinham como objetivo oferecer uma nova ferramenta de pesquisa aos aprendizes, trabalhando a cooperação em sala de aula, avaliando também o domínio dos alunos em relação as novas tecnologias. Acreditamos que os resultados dessa experiência foram exitosos, as atividades com O Sinalário Rede Surdos-CE estimularam o interesse e a cooperação entre os alunos, promovendo o debate e esclarecimentos em relação aos sinais regionais. Cabe ressaltar que a Rede Cuca dispõe de uma excelente infra-estrutura, o que facilitou o acesso do professor e dos alunos aos recursos tecnológicos, nota-se também que a grande maioria dos alunos domina a pesquisa pela internet e possuem conhecimentos básicos em informática.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_pvvpaiva.pdf459,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.