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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Josivando Ferreira da-
dc.contributor.authorCavalcante, Natalia Mikaely da Silva-
dc.contributor.authorAlves, Maria Kellynia Farias-
dc.contributor.authorLustosa, Maria Anita Vieira-
dc.date.accessioned2019-10-18T14:30:44Z-
dc.date.available2019-10-18T14:30:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCRUZ, Josivando Ferreira da; CAVALCANTE, Natalia Mikaely da Silva; ALVES, Maria Kellynia Farias; LUSTOSA, Maria Anita Vieira. Teatro Negro: repercussões da arte na luta contra o racismo. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 27-30 de nov. 2018, Pau dos Ferros (RN). Anais... Pau dos Ferros (RN): UERN, 2018. Tema: 10 anos de FIPED / AINPGP: pesquisa, memória e Internacionalização.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-61693-24-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46925-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUERNpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleTeatro Negro: repercussões da arte na luta contra o racismopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa apresenta reflexões acerca do Teatro Negro em Fortaleza, Ceará e as atribuições de atores negros que desenvolvem espetáculos centrados na superação do racismo através da arte teatral. Mediante análises e discussões, buscamos compreender e partilhar as contribuições do Teatro Negro para a cessação do preconceito racial. O estudo é de caráter qualitativo, bibliográfico e empírico, realizado por graduandos do Curso de Pedagogia e Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará – UECE, na disciplina de Educação Popular, ofertada no período de 2017.2. Domingues (2007), Rosa (2007), e outros, compõem a base dissertativa deste estudo, além da participação em eventos e espetáculos artísticos apresentando abordagens contra o racismo e processo de conscientização das pessoas. Constatamos que a arte teatral traz propostas de formações significativas, além de discorrer sobre assuntos atrativamente e preservar a valorização cultural, ocasionando a resistência da negritude. A arte tendo princípio para a emancipação humana, fazendo do indivíduo um ser livre, com autonomia e criticidade para refletir sobre o que é certo, e finalmente ir contra a corrente tradicionalista de um sistema conservador, abrindo seus olhos para a realidade em sua volta e visando transformação do seu meio. Ressaltamos, que o Teatro Negro como uma dimensão da arte, visa a emancipação humana, desconstrução de uma sociedade alienada pelo Sistema Capitalista, o qual camufla a realidade e o fascismo predomina nas relações sociais. O povo negro, suas estéticas e sentidos formam suporte que alimenta a resistência e a reinvenção dos valores civilizatóriospt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

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