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dc.contributor.authorFarias, Gabriela Belmont de-
dc.contributor.authorFarias, Maria Giovanna Guedes-
dc.date.accessioned2019-10-17T18:10:00Z-
dc.date.available2019-10-17T18:10:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFARIAS, Gabriela Belmont de; FARIAS, Maria Giovanna Guedes (org.). Competência e mediação da informação: percepções dialógicas entre ambientes abertos e científicos. São Paulo: ABECIN Editora, 2019.pt_BR
dc.identifier.isbn9788598291185-
dc.identifier.urihttp://abecin.org.br/e-books/competencia_mediacao/E-Book_Competencia_e_Mediacao_da_Informacao.pdf-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46896-
dc.descriptionPARTE 1: COMPETÊNCIA E MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO: 1 - Mediação de bibliotecários liaison no ambiente universitário (Francisco Edvander Pires Santos, Juliana Soares Lima e Irlana Mendes de Araújo); 2 - Competência e mediação da informação no processo de educação do usuário: concepção bibliotecária (Larisse Macêdo de Almeida e Gabriela Belmont de Farias); 3 - Competência em informação para a iniciação científica: análise sob a perspectiva dos orientadores (Andreza Conceição da Silva e Maria Giovanna Guedes Farias); 4 - Entre concepções e aplicações: a mediação da informação no âmbito da biblioteca universitária (Naira Michelle Aves Pereira e Jonathas Luiz Carvalho Silva); 5 - Mediação, informação, competência em informação e criticidade (Oswaldo Francisco de Almeida Júnior e Camila Araújo dos Santos); 6 - Idosos e tecnologias digitais: um estudo sob a ótica da competência em informação (Bárbara Luisa Ferreira Carneiro e Maria Giovanna Guedes Farias); 7 - Interfaces sociais da ciência da informação: competência em informação por pessoas LGBTI+ (Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos, Gláucio Barreto de Lima e Isa Maria Freire); 8 - Quando as palavras voltam prá casa: o locus da conscientização e redescrição na mediação da informação (Mirleno Livio Monteiro de Jesus e Henriette Ferreira Gomes); 9 - Tipografia: panorama histórico de um fenômeno infocomunicacional complexo (Ismael Lopes Mendonça e Luiz Tadeu Feitosa). / PARTE 2: COMUNICAÇÃO E ACESSO ABERTO: MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: 1 - Ciência aberta e gestão de dados científicos: competências necessárias a atuação do bibliotecário (Juliana Soares Lima e Maria Giovanna Guedes Farias); 2 - Mediação bibliotecária na comunicação científica (Francisca Clotilde de Andrade Maia e Maria Giovanna Guedes Farias); 3 - Reflexões conceituais acerca da gestão do conhecimento científico (Andreza Pereira Batista e Gabriela Belmont de Farias); 4 - Comunicação científica: conceitos e relações de poder (Mayara Cintya do Nascimento Vasconcelos, Gabriela Belmont de Farias e Maria Giovanna Guedes Farias); 5 - Percepção sobre o repositório institucional da comunidade de humanidades (Matheus Alves Barreto e Gabriela Belmont de Farias); 6 - Aspectos teóricos e pragmáticos do uso de podcasts: possibilidades de incorporação à prática bibliotecária (Francisco Edvander Pires Santos); 7 - Dados pessoais, dados sensíveis e dados pessoais sensíveis: um contributo conceitual para a ciência da informação (Richele Grenge Vignoli e Fernando Luiz Vechiato).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherABECIN Editorapt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectGrupo de pesquisapt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.titleCompetência e mediação da informação: percepções dialógicas entre ambientes abertos e científicospt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA obra aqui apresentada é proveniente de investigações perpassadas pelos conceitos competência e mediação da informação, os quais são o cerne teórico do grupo. Os capítulos dispostos neste e-book foram elaborados pelos membros do CMAI e provêm de pesquisas em andamento e concluídas no âmbito de doutorado, mestrado e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Os objetos de estudo, teorias e metodologias delineadas em cada escrito trazem uma trajetória característica do esforço intelectual dos autores, intensificadas durante os encontros do grupo, visando discutir e refletir sobre cada pesquisa empreendida. Além disso, essas produções são reflexo das repercussões do grupo, as quais estão focadas em um sistema aberto de retroalimentação constante, no qual reflexões teóricas se inter-relacionam com as práticas docentes, discentes e profissionais, direcionadas para a consolidação de um profissional mais atuante, criativo, motivado, inovador e protagonista.pt_BR
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