Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46841
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | A concepção do Programa Alfabetizar(se) |
Autor(es): | Tesser, Ozir |
Palavras-chave: | Alfabetização de adultos;Alfabetização de jovens;Projeto Alfabetizar(se) |
Data do documento: | 2007 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | TESSER, Ozir. A concepção do Programa Alfabetizar(se). In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 21-38. |
Resumo: | Quando alguns professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará se reuniram com a intenção de organizar um grupo de alfabetizadores para colaborar na diminuição do analfabetismo no Ceará, entenderam que era importante registrar essa experiência, seus êxitos e percalços, descrevendo caminhos percorridos: Como forma de comunicação instrutiva e formativa. Isto poderia ajudá-Ios a ver mais claro a complexidade da questão e, ao mesmo tempo, poderia ser útil a outros tanto esforços que a sociedade brasileira vem fazendo para melhorar o grave problema do analfabetismo no Brasil.[...]Este trabalho, portanto, consistiria apenas em contribuir para atenuar um flagelo social e, na medida de suas forças, contribuir para encontrar os caminhos didático-pedagógicos mais pertinentes para solucioná-Io. Como universitários era dever por em prática o que na academia se diz, se estuda e se produz como mais avançado na arte de educar.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46841 |
ISBN: | 978-85-7282-247-3 |
Aparece nas coleções: | DEE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_capliv_otesser.pdf | 9,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.