Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46829
Tipo: | Dissertação |
Título: | Paulo Freire e Lucáks para a constituição de uma proposta com vistas à emancipação humana e à conscientização na promoção da saúde na educação física escolar |
Autor(es): | Gomes, Michell Plattini Nascimento |
Orientador: | Silva, Maria Eleni Henrique da |
Palavras-chave: | Conscientização social;Educação física crítica;Ser Social;Ideologia |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | GOMES, Michell Plattini Nascimento. Paulo Freire e Lucáks para a constituição de uma proposta com vistas à emancipação humana e à conscientização na promoção da saúde na educação física escolar. 2019. 92f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumo: | Pesquisa qualitativa e bibliográfica sobre a educação física escolar relacionada à promoção da saúde, com enfoques no empoderamento e conscientização. O estado da arte produzido sobre saúde na educação física escolar, dos últimos cinco anos, de acordo com indicativos de Bracht et al (2011), em periódicos da área que mais produziram sobre educação física escolar, indicou um pequeno número de artigos que abordam esse tema. Esse, para fins de discussão, está organizado em: saúde e educação física Escolar; dimensão Pedagógica; práticas Corporais e atividade física/saúde. É feito um resgate da abordagem sobre saúde na Educação Física escolar e na sociedade, destacando que a saúde, muitas vezes, comporta-se como agente de controle social e reprodução da ideologia capitalista. Nos últimos tópicos, categorias freireanas, como conscientização e empoderamento, aproximam-se do estudo numa perspectiva de formulação teórica para uma abordagem da saúde pela Educação Física escolar de forma mais ampla, progressista, crítica e autocrítica, que esteja destinada a colaborar no processo de construção de uma sociedade socialista. É destacado nessa proposta, a não desvinculação do ser social do ser biológico, entendendo que se trata de um ser complexo. |
Abstract: | Qualitative and bibliographical research on school physical education related to health promotion, with focus on empowerment and awareness. The state of the art produced on health in school physical education of the last five years, according to Bracht et al. (2011), in periodicals of the area that produced the most about school physical education, indicated a small number of articles that address this theme. This, for the purpose of discussion, is organized in: health and physical education School; pedagogical dimension; practices and physical activity / health. A rescue of the approach on health in Physical Education in the school and in society is made, emphasizing that health often behaves like agent of social control and reproduction of the capitalist ideology. In the last few topics, Freirean categories, such as awareness and empowerment, approach the study in a perspective of theoretical formulation for a broader, progressive, critical and self-critical approach to health by Physical School Education, which is intended to collaborate in the building of a socialist society. It is highlighted in this proposal, the non-detachment of the social being from the biological being, understanding that it is a complex being. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46829 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_dis_mpngomes.pdf | 846 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.