Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46793
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Raquel Campos Nepomuceno de | - |
dc.contributor.author | Crisóstomo, Vicente Lima | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Elenilce Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-15T15:28:22Z | - |
dc.date.available | 2019-10-15T15:28:22Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Raquel Campos Nepomuceno de; CRISÓSTOMO, Vicente Lima; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de. Assistência estudantil e psicologia nos Institutos Federais. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 21, p. 119-129, jan./jun. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46793 | - |
dc.description.abstract | The implementation of the Student Assistance policy in the Feder al Institutions of Education solidified and gained prominence with the publication of the decree that establishes the National Program of Student Assistance in 2010. Although Decree nº 7.234 / 2010 does not present detailed guidelines on the execution of t he actions, it is from the time of its publication that it becomes possible to invest in specific areas considered essential to guarantee the right of students not only to enter these institutions, but also to receive the necessary support for academic life and to complete their courses on a level playing field. Thus, the presence of psychologists and psychologists in the federal network is amplified, and the performance of Psychology in the Student Assistance of the Federal Institutes becomes the objective of more recent studies. There are progressive tendencies in the Student Assistance of the Federal Institutes and the needs of adequacy of the work of Psychology. Proposals are presented for the performance in School and Educational Psychology as an alternative for institutions. It reflects on the importance of adapting the actions to the real institutional demand. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Labor | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Assistência Estudantil | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Escolar | pt_BR |
dc.subject | Instituições Federais de Ensino | pt_BR |
dc.title | Assistência estudantil e psicologia nos Institutos Federais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A execução da política de Assistência Estu dantil nas Instituições Federais de Ensino solidificou se e ganhou projeção com a publicação do decreto que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil em 2010. Embora o Decreto nº 7.234/2010 não apresente orientações detalhadas sobre a execução das ações, é a partir de sua publicação que se torna possível investir em áreas específicas, consideradas essenciais à garantia do direito dos estudantes de não apenas ingressar nessas instituições, como também receber o suporte necessário à vida acadêmica e concluir seus cursos em condições equitativas. Dessa forma, a presença da psicólogos e psicólogas na rede federal se amplia e a atuação da Psicologia na Assistência Estudantil dos Institutos Federais passa a ser objetivo de estudos mais recentes Verificam se tendências progressistas na Assistência Estudantil dos Institutos Federais e necessidades de adequação do trabalho da Psicologia. Apresentam se propostas voltadas para a atuação em Psicologia Escolar e Educacional como alternativa para as instituições. Reflete se sobre a importância de adequar as ações à real demanda institucional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_rcnoliveiravlcrisostomo.pdf | 270,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.