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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46790
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | França, João Mário Santos de | - |
dc.contributor.author | Feijó, Janaína Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-15T15:12:44Z | - |
dc.date.available | 2019-10-15T15:12:44Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | FEIJÓ, Janaína Rodrigues. Ensaios sobre o desempenho dos estudantes no ENEM 2017. 2019. 124f. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46790 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desempenho Educacional. | pt_BR |
dc.subject | Escolaridade dos pais | pt_BR |
dc.subject | Disparidades de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Escolas privadas e públicas | pt_BR |
dc.subject | Similaridade professor-aluno | pt_BR |
dc.title | Ensaios Sobre o Desempenho dos Estudantes no ENEM 2017 | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Essa tese é composta por três capítulos que analisam o desempenho dos estudantes brasileiros que estavam terminando o ensino médio e realizaram o Enem no ano de 2017. Os dados são oriundos dos microdados do Censo Escolar e do Enem, disponibilizados pelo INEP. No primeiro capítulo investiga-se a relação existente entre escolaridade dos pais e desempenho acadêmico dos filhos, trazendo novos insights ao analisar os mecanismos subjacentes a esta relação e mensurar os efeitos “bruto” e “líquido” das combinações de escolaridade do pai e da mãe na performance dos filhos. Adicionalmente, investiga-se a existência de heterogeneidade desses impactos por gênero do filho. De acordo com os resultados, após controlar simultaneamente pela renda, tamanho da família, infraestrutura domiciliar e escola, a magnitude da influência da escolaridade do pai e da mãe diminuem consideravelmente. Além disso, em termos de efeito líquido, a escolaridade do pai e da mãe contribuem mais para as notas das filhas. No segundo capítulo analisa-se a contribuição do background familiar, background da turma, características da escola e dos docentes nas diferenças de desempenho entre alunos das redes pública e privada. Para o desenvolvimento desse estudo utilizou-se a técnica de decomposição de Firpo, Fortim e Lemieux (2018) e Fortim, Lemieux e Firpo (2011). Essas técnicas generalizam a decomposição de Oaxaca (1973) e Blinder (1973) para outras estatísticas de interesse da distribuição. Os resultados mostraram que, ao olhar apenas para as decomposições na média e na mediana, o diferencial total nas provas é explicado predominantemente pelas dotações dos estudantes (Efeito Composição). Dentro desse efeito, as diferenças relacionadas ao background socioeconômico da turma e ao background socioeconômico familiar dos estudantes contribuíram com 42,12% e 19,35%, respectivamente, para a diferença de desempenho total. Contudo, verificou-se que nos quantis inferiores (q10 e q25) o Efeito Estrutural foi mais importante, mostrando que nos quantis mais baixos o que mais explica as disparidades entre as duas redes de ensino é a forma como os alunos utilizam em seu benefício o background socioeconômico da turma, as características dos docentes e da escola, conseguindo transformá-los em maiores pontuações. O terceiro investiga a relação professor-aluno. O professor pode ser um importante instrumento de incentivo para o sucesso escolar dos jovens. Os estudantes tendem a se identificar com seu professor quando estes compartilham da mesma raça e gênero, pois é no início da adolescência que os estudantes começam a reconhecer esses estereótipos. Sendo assim, o terceiro capítulo investiga se um professor semelhante ao aluno, em termos de gênero e raça, influencia o desempenho deste e se afeta o gap educacional tanto de gênero (homens versus mulheres) quanto de raça (pretos/pardos versus não pretos/pardos). Além disso, é observado se os efeitos se alteram a depender da característica da distribuição estudada (média, quantil 25 e 75) e da inclusão dos controles socioeconômicos e escolares. A análise é realizada tanto para o total de estudantes quanto para os da rede pública e os da rede privada. De modo geral, os resultados apontam que, na média, as mulheres se beneficiam quando tem professores de matemática e português do gênero feminino. Já os alunos pretos/pardos se beneficiaram de possuir professor de matemática preto/pardo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CAEN - Teses defendidas na UFC |
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