Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Evódio Maurício Oliveira-
dc.contributor.authorFarias, Isabel Maria Sabino de-
dc.contributor.authorRibeiro, Marinalva Lopes-
dc.date.accessioned2019-10-14T19:06:43Z-
dc.date.available2019-10-14T19:06:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRAMOS, Evódio Maurício Oliveira; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; RIBEIRO, Marinalva Lopes. Tecendo fios sobre a formação pedagógica de professores universitários.Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI, Teresina, ano 1, n.2, p. 263-288, maio./ago. 2017. Tema: Linguagens, Educação e Sociedade.pt_BR
dc.identifier.issn2526 8449 (eletrônico)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46765-
dc.description.abstractThis article is an excerpt of a master's dissertation defended in 2014 in the Graduate Program in Education at the State University of Feira de Santana (UEFS), where most of the teachers surveyed showed gaps in teacher training for the exercise of university teaching, aspect that triggered motivation for our studies in this field of knowledge. In this sense, the objective of this study is to understand the context and scenarios of pedagogical training to university professor. The debate on the issue was based on a theoretical exam that uses the formulations and discussions around the characteristics of university teaching having as theoretical support the studies of Selma Garrido Pimenta; Maurice Tardif; Isabel Cunha, Isabel Almeida, Ilma Passos, among others, reference authors who proposes a reflection on the teacher professionalization. The methodology comprises a bibliographical and documentary study of exploratory a qualitative perspective. The paper is organized from four axes: 1. Characterization of teaching in the university context; 2. The legal framework of inclusion of professionals in this educational segment; 3. The teacher training in some institutional experiences and; 4. The thematic approach to the production of dissertations and theses in the last five years. We conclude that, despite the progress identified in the institutional experiences and academic productions, still finds among teachers pedagogical training deficit needed to pursue university teaching, lacking greater investment in research and institutional initiatives aimed at consolidation of professionalization policies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPIpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleTecendo fios sobre a formação pedagógica de professores universitáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo é um recorte de um trabalho de dissertação de mestrado defendido em 2014 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde a maioria dos professores pesquisados apresentou lacunas na formação pedagógica para o exercício da docência universitária, aspecto que desencadeou motivação para nossos estudos nesse campo de conhecimento. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é compreender o contexto e os cenários da formação pedagógica necessária ao professor universitário. O debate sobre a temática foi realizado com base no exame teórico que recorre às formulações e discussões em torno das características da docência universitária tendo como referencial teórico de apoio os estudos de Selma Garrido Pimenta; Maurice Tardif; Isabel Cunha, Isabel Almeida, Ilma Passos, entre outros, autores de referência que propõe a reflexão sobre a profissionalização docente. A metodologia adotada compreende um estudo bibliográfico e documental de caráter exploratório numa perspectiva qualitativa. O artigo é organizado a partir de quatro eixos: 1. A caracterização da docência no contexto universitário; 2. O marco legal da inserção de profissionais nesse segmento de ensino; 3. A formação pedagógica em algumas experiências institucionais e; 4. A abordagem da temática nas produções de dissertações e teses nos últimos cinco anos. Concluímos que, apesar dos avanços identificados nas experiências institucionais e nas produções acadêmicas, ainda se constata entre os professores uma formação pedagógica deficitária necessária ao exercício da docência universitária, carecendo de maior investimento em pesquisas e iniciativas institucionais que visem consolidação de políticas de profissionalização docente.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_imsfarias.pdf272 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.