Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46756
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tibes, Elisane Daló | - |
dc.contributor.author | Zanlorenzi, Maria Josélia | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-14T18:02:07Z | - |
dc.date.available | 2019-10-14T18:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | TIBES, Elisane Daló; ZANLORENZI, Maria Josélia. Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do Paraná. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 21, p. 7-30, jan./jun. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46756 | - |
dc.description.abstract | The current article is a completion of course work developed in the course of Pedagogy of the Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO/Guarapuava PR accomplished in the academic year of 2017. We had how objective of this research analyze the possibilities of use the results of Provinha Brasil as diagnostic of school planning. As well as und er stand the impacts that the use of this results cause to the curriculum. This work was elaborate with base in bibliographical and documentary studies, being used articles and Masters dissertations that contemplate the discussion around the problematic. It w as used too, the Law of Gu idelines and Bases of Education 9394/96, the National Curricular Guidelines for Basic Education and Soares (2009). Through of investigation was possible observe that use the results of this evaluation in the elaboration of school and teacher planning, takes to the plastering of curriculum and students classification. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Labor | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Avaliação em larga escala | pt_BR |
dc.subject | Provinha Brasil | pt_BR |
dc.subject | Planejamento escolar | pt_BR |
dc.title | Provinha Brasil e suas possibilidades no planejamento docente: reflexões de professores de uma escola pública municipal da região sudoeste do Paraná | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo tratase de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO/Guarapuava PR realizado no ano letivo de 2017. Tivemos como objetivo dessa pesquisa analisar as possibilidades de utilizar os resultados da Provinha Brasil como diagnóstico de planejamento escolar. Bem como entender os impactos que a utilização desses resultados causam ao currículo. Este trabalho foi elaborado com base em estudos bibliográficos e documentais, sendo utiliza dos artigos e dissertações d e mestrado que contemplam a discussão em torno da problemática. Utilizou se, também, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e Soares (2009). Através da investigação foi possível observar que o uso dos resultados dessa avaliação na elaboração do planejamento escolar e do professor, leva ao engessamento do currículo e a classificação dos alunos. | pt_BR |
dc.title.en | Provinha Brasil and It is possibilities in the teaching planning: teachers reflections of a municipal public school from southwest region of Paraná | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_edtibesmjzanlorenzi.pdf | 482,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.