Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46701
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pesquisas linguísticas e ensino: geolinguística, Informatização e ensino
Autor(es): Vieira, Hilda Gomes
Palavras-chave: Linguística;Linguagem e línguas - variação;Linguística - pesquisa;Geografia linguística
Data do documento: 2000
Instituição/Editor/Publicador: Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
Citação: VIEIRA, Hilda Gomes. Pesquisas linguísticas e ensino: geolinguística, Informatização e ensino. Revista do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), Fortaleza, n. 1, v. 2, p. 60-65, 2000.
Resumo: As línguas do mundo são essencialmente dinâmicas por natureza, justificando-se o processo de variação e mudança a que estão submetidas ao longo da história. É fato sabido que as dificuldades de aprendizagem da escrita na escola estão intimamente relacionadas com a coexistência dessa multiplicidade de variantes linguísticas, de igual valor, provenientes das respectivas características próprias de cada usuário. Disso resulta a crescente consciência, por parte de professores e pesquisadores, da grande importância de o profissional de línguas conhecer as variantes da língua falada na comunidade onde atua (Vieira, 1998-julho; Furlan, 1994). Entretanto, poucos são os trabalhos de descrição destas variantes à disposição dos profissionais de ensino nas escolas brasileiras. O que se faz é acessível apenas a um grupo limitado de pesquisadores (Vieira, 1998, março): a) trabalhos apresentados em congressos e publicados em Anais; b) alguns Atlas Lingüísticos que, além de serem publicações caras, geralmente não disponíveis para empréstimos nas bibliotecas, levam de 10 a 15 anos para serem publicados, dadas as características próprias de trabalho de tal envergadura. Felizmente cresce cada vez mais o interesse pelo desenvolvimento de trabalhos em Geolinguística: Radke e Thun e outros (1996); Chambers e Trudgill (1998); Cardoso e outros (1996); Koch e outros (Projeto ALERS - inédito), Aguilera e outros (1998), cujos pesquisadores reconhecem seu grande valor para a descrição da língua falada. [...]
Abstract: The Languages in the world are in process of variation and change, that is the reason why there is a growing awareness on the language teachers concerning the major importance to know this variations. I present the Geo-linguistic Data Processing System (SPDGL) that has the advantage of storing in a data bank for easy access to language teachers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46701
ISSN: 1517-7874
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_art_hgvieira.pdf5,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.