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Tipo: TCC
Título: O ensino da engenharia na Universidade Federal do Ceará: um diagnóstico do Curso de Engenharia Civil
Autor(es): Auad, Samir Parente
Orientador: Holanda, Áurea Silva de
Palavras-chave: Engenharia civil - Ensino;Engenharia civil - Ensino e aprendizagem;Projeto Pedagógico;Engenharia Civil - UFC;Engenharia Civil - Universidade Federal do Ceará
Data do documento: 2016
Citação: AUAD, Samir Parente. O ensino da engenharia na Universidade Federal do Ceará: um diagnóstico do Curso de Engenharia Civil. 2016. 61 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Os cursos de engenharia do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará vêm passando por um intenso processo de reformulação orientado por resoluções que, apesar de determinar atribuições e objetivos, não preveem uma proposta metodológica e a participação discente no processo. Diante desse cenário, o presente trabalho apresenta um diagnóstico discente da atual situação do curso de Engenharia Civil, pois entende essa etapa como parte fundamental da reformulação com impactos diretos na construção de seus objetivos. Foi realizada uma revisão de questões importantes na concepção e concretização de projetos pedagógicos, como a relação da globalização e o ensino superior, as dificuldades encontradas nas práticas docentes, as diretrizes nacionais que os orientam e uma descrição do atual projeto do curso. Através desses aspectos, foram levantadas hipóteses de problemas sobre sua atual situação. A metodologia foi dividida em três etapas, adaptada de uma proposta metodológica de compreensão da problemática no planejamento urbano integrado, sendo elas identificação, caracterização e diagnóstico. Na identificação, foi realizada uma análise do perfil socioeconômico dos discentes do curso em relação ao seu histórico familiar e o levantamento da problemática apontada por eles através de um brainstorm e do ENADE, de forma a buscar evidências sobre as hipóteses levantadas, divididas em três eixos, sendo eles o perfil do egresso, a estrutura curricular e as práticas docentes. Na caracterização, foram propostos indicadores e variáveis baseados no grau de concordância dos alunos em relação à problemática levantada na etapa anterior, como forma de manifestar sua gravidade. A coleta de dados foi realizada através de formulários físicos e eletrônicos e contou com a participação de 392 alunos do curso. No diagnóstico, foi atribuído um parâmetro baseado na escala Likert adaptada e uma classificação do grau de severidade dos problemas baseado no indicador. O perfil socioeconômico obtido apresenta um predomínio de alunos oriundos de escola privada e de ensino tradicional, com renda e escolaridade dos pais elevada. Entretanto, foi constatado o impacto das políticas afirmativas nesse cenário, elevando o ingresso de alunos oriundos de escolas públicas, ensino profissionalizante e com renda entre 1,5 a 4,5 salários mínimos. Foram obtidas evidências sobre todas as hipóteses levantadas, sendo os problemas mais graves apontados quanto à estrutura curricular e às práticas docentes. Os resultados apontam evidências que a situação atual do curso pode ser caracterizada como distante das propostas de seu projeto, apresentando um conjunto de disciplinas desagregadas, com cargas-horárias excessivas, que valoriza o teórico em detrimento do prático, com o corpo docente desarticulado e com práticas pedagógicas descontextualizadas. Por último, foi levantada a hipótese de que o principal problema relativo ao projeto pedagógico não está na sua concepção, mas na concretização desses objetivos através das proposições das disciplinas, das dinâmicas entre departamentos e unidades curriculares e das relações de ensino-aprendizagem em sala de aula.
Abstract: The Technology Center of the Universidade Federal do Ceará engineering courses have undergone an intense reformulation process guided by resolutions that, despite determining attributions and objectives, do not foresee a methodological proposal and student participation in the process. Given this scenario, the present work presents a student diagnosis of the the Civil Engineering course current situation, since it understands this stage as a fundamental part of the reformulation with direct impacts in the construction of its objectives. A review of important issues in the conception and implementation of pedagogical projects was carried out, such as the relation between globalization and higher education, the difficulties founded in teaching practices, the national guidelines that drive them and a description of the current course design. Through these aspects, problems were hypothesized about their current situation. The methodology was divided in three stages, adapted from a methodological proposal of understanding the problem in the integrated urban planning, being than: identification, characterization and diagnostic. In the identification, an analysis was made of the socioeconomic profile of the course's students in relation to their family history and the problem pointed out by them through a brainstorm and ENADE (Students Performance National Exam), in order to seek evidence about the hypotheses raised, divided into Three axes, being the profile of the egress, the curricular structure and the teaching practices. In the characterization, indicators and variables were proposed based on the agreement degree of the students in relation to the problem raised in the previous stage, as a way of expressing their severity. The data collection was done through physical and electronic forms and had the participation of 392 Civil Engineering course students. In the diagnosis, a parameter based on the adapted Likert scale and a classification of the severity degree of the problems based on the indicator was assigned. The socioeconomic profile obtained shows a predominance of students from private school and traditional education, with parents with high income rent and schooling. However, the impact of affirmative policies in this scenario has been verified, increasing the admission of students from public schools, professionalizing education and income from 1.5 to 4.5 minimum salaries. The evidences were obtained for all the raised hypotheses, with the most serious problems being pointed out regarding curricular structure and teaching practices. The results point to evidence that the current situation of the course can be characterized as distant from the proposals of its project, presenting a set of disaggregated disciplines, with excessive hours, that values the theoretical to the detriment of the practical, with the faculty members disarticulated and with decontextualized pedagogical practices. Finally, was raised the hypothesis that the main problem regarding the pedagogical project is not in its conception, but in the achievement of these objectives through the propositions of the disciplines, the dynamics between departments and curricular units and the teachinglearning relations in the class.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46697
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