Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeijó, Jerciano Pinheiro-
dc.date.accessioned2019-10-10T18:05:07Z-
dc.date.available2019-10-10T18:05:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFEIJÓ, Jerciano Pinheiro. Formação humana ou para trabalhar? Um outro caminho é necessário. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 20, p. 135-144, jul./dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46694-
dc.description.abstractThis study introduces a debate that we intend to raise on the path of training offered in schools for young Brazilians, today clearly marked by the duality of the educational system, one school for the ruling classes and another for the working class. Our analysis will be documented, that is, will have as a source the bibliographic production on the educational system in Brazil, we will use SAVIANI (2007), FRIGOTTO (2005 2016), MÈSZAROS (2008) and others. It is clear that, historically, there has always been a formative process for class the dominant and another for the rest of the population, yet the capitalist system builds the illusion of social ascension for those who absorb a valuable 'cultural capital' and through meritocracy there will be the possibility of material redemption. This is sold by the educational system at all levels and modes of teaching. We understand that to change social reality, social struggle is not enough, it is necessary to do it by altering the whole structure of the educational system. In this text we do not (yet) point the way, but we affirm that it is necessary to construct it.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectCapital Culturalpt_BR
dc.subjectDualidade Educacionalpt_BR
dc.subjectSistema Escolarpt_BR
dc.titleFormação humana ou para trabalhar? Um outro caminho é necessáriopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse estudo introduz um debate que pretendemos levantar sobre o caminho da formação oferecida nas escolas para os jovens brasileiros, hoje, claramente marco pela dualidade do sistema educacional, uma escola para as classes dominantes e outra para a classe trabalhadora. Nossa análise dar-se-á documentalmente, ou seja, terá como fonte a produção bibliográfica sobre o sistema educacional no Brasil, utilizaremos como referência SAVIANI (2007), FRIGOTTO (2005. 2016), MÈSZAROS (2008) e outros. Está claro que, historicamente, sempre houve um processo formativo para os dominantes e outro para o restante da população, contudo o sistema capitalista constrói a ilusão da ascensão social para aqueles que absorvem um valioso ‘capital cultural’ e que através da meritocracia haverá a possibilidade da redenção material. Isto é vendido pelo sistema educacional em todos os níveis e modalidades de ensino. Entendemos que para mudar a realidade social, não basta a luta social, é necessário realiza-lo alterando toda a estrutura do sistema educacional. Neste texto não apontamos (ainda) o caminho, mas afirmamos que é necessário construí-lo.pt_BR
dc.title.enFormation human or for working: another path is necessarypt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_jpfeijó.pdf161,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.