Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46639
Tipo: TCC
Título: A paisagem no Sertão Cearense: redescobertas e reexistências à beira rio em Sobral
Autor(es): Moreira, Antonio Victor de Mendonça
Orientador: Pequeno, Luís Renato Bezerra
Palavras-chave: Paisagem;Planejamento urbano;Sobral
Data do documento: 2019
Citação: MOREIRA, A.V.M. A paisagem no Sertão Cearense: redescobertas e reexistências à beira rio em Sobral. 2019. 87 p. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A partir de 1990, a cidade de Sobral sofre um intenso processo de expansão da sua capacidade de influência na rede de cidades da zona Norte do estado do Ceará , como causa, sobretudo, da implementação de novas atividades produtivas no seu tecido intraurbano. Nesse contexto, edifícios comerciais e educacionais de grande porte, aliado à |re|descoberta das classes dominantes dos espaços livres públicos à beira rio da cidade, apontam para profundas modificações nas relações entre corpos |re|existentes e seus lugares de exercício das práticas do cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho busca compreender os processos transformadores da paisagem realizados pelos principais agentes atuantes no tecido espaço-temporal da Margem Direita do rio Acaraú em Sobral. Para tal, realiza-se uma breve revisão da literatura acerca de temáticas como paisagem, lugar, território, sistema de espaços livres e cidadania; aliado à trocas de saberes com moradores e usuários da Margem Direita, visando identificar as principais problemáticas presentes no local. Com isso, ao final, propõe-se um plano geral de intervenção, contendo diretrizes e ações transformadoras que possibilitam construir visões contra-hegemônicas de futuros possíveis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46639
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_avmmoreira.pdf2019_tcc_avmmoreira.pdf13,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.