Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Larisse Macêdo de-
dc.date.accessioned2019-10-09T12:07:30Z-
dc.date.available2019-10-09T12:07:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationALMEIDA, Larisse Macêdo de. Mediação e competência em informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC. Resumo de dissertação. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 91-92, jan./jun. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3468 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46626-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Informação em Pautapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediação da Informaçãopt_BR
dc.subjectCompetência em Informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteca Universitáriapt_BR
dc.subjectProfissional Bibliotecáriopt_BR
dc.titleResumo da dissertação Mediação e competência em informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFCpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo ambiente universitário a biblioteca possui importante papel na formação dos discentes como indivíduos críticos, autônomos e com habilidades voltadas para o acesso e apropriação da informação. Nesse contexto, as ações de mediação do bibliotecário devem possibilitar sua interferência no processo de aquisição da informação visando a apropriação da mesma para possibilitar a construção do conhecimento do usuário. Assim, nosso objetivo consiste em analisar a percepção, sobre a mediação e competência em informação, dos bibliotecários no processo de construção do conhecimento científico no ambiente universitário. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso do método exploratório. Os dados coletados a partir de questionários e entrevista realizados com bibliotecários que atuam na Comissão de Educação de Usuários do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Ceará foram analisados pela técnica de análise de conteúdo a partir do estabelecimento de categorias. Com isso, verificamos que a distinção entre o conceito de habilidade e competência não está internalizada na compreensão dos bibliotecários, necessitando ser abordada com maior profundidade pois, mesmo ambas sendo colocadas em prática cotidianamente, essa lacuna acaba não permitindo que associem a competência ou habilidade específica a uma atividade particular. Os profissionais compreendem a essência dos conceitos de mediação e competência em informação, mas não explicitam o entrelaçamento das temáticas. Ainda assim, a Comissão busca alinhar constantemente seu planejamento com as necessidades dos usuários, destarte, concluímos que o desenvolvimento das atividades da Comissão vem contribuindo para a consolidação da cultura de pesquisa no ambiente acadêmico.pt_BR
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_lmalmeida.pdf305,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.