Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46626
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Larisse Macêdo de | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-09T12:07:30Z | - |
dc.date.available | 2019-10-09T12:07:30Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Larisse Macêdo de. Mediação e competência em informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC. Resumo de dissertação. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 91-92, jan./jun. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-3468 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46626 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Informação em Pauta | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mediação da Informação | pt_BR |
dc.subject | Competência em Informação | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Universitária | pt_BR |
dc.subject | Profissional Bibliotecário | pt_BR |
dc.title | Resumo da dissertação Mediação e competência em informação: percepção da Comissão de Educação de Usuários do Sistema de Bibliotecas da UFC | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No ambiente universitário a biblioteca possui importante papel na formação dos discentes como indivíduos críticos, autônomos e com habilidades voltadas para o acesso e apropriação da informação. Nesse contexto, as ações de mediação do bibliotecário devem possibilitar sua interferência no processo de aquisição da informação visando a apropriação da mesma para possibilitar a construção do conhecimento do usuário. Assim, nosso objetivo consiste em analisar a percepção, sobre a mediação e competência em informação, dos bibliotecários no processo de construção do conhecimento científico no ambiente universitário. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso do método exploratório. Os dados coletados a partir de questionários e entrevista realizados com bibliotecários que atuam na Comissão de Educação de Usuários do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Ceará foram analisados pela técnica de análise de conteúdo a partir do estabelecimento de categorias. Com isso, verificamos que a distinção entre o conceito de habilidade e competência não está internalizada na compreensão dos bibliotecários, necessitando ser abordada com maior profundidade pois, mesmo ambas sendo colocadas em prática cotidianamente, essa lacuna acaba não permitindo que associem a competência ou habilidade específica a uma atividade particular. Os profissionais compreendem a essência dos conceitos de mediação e competência em informação, mas não explicitam o entrelaçamento das temáticas. Ainda assim, a Comissão busca alinhar constantemente seu planejamento com as necessidades dos usuários, destarte, concluímos que o desenvolvimento das atividades da Comissão vem contribuindo para a consolidação da cultura de pesquisa no ambiente acadêmico. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_lmalmeida.pdf | 305,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.