Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46617
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nóbrega, Paula Pinheiro da | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T17:28:39Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08T17:28:39Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | NÓBREGA, Paula Pinheiro da. A atuação do bibliotecário na educação a distância online: cenário e contexto de Fortaleza. Resumo de dissertação. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 85-86, jan./jun. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-3468 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46617 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Informação em Pauta | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecário | pt_BR |
dc.title | A atuação do bibliotecário na educação a distância online: cenário e contexto de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Com os avanços tecnológicos, a sociedade modificou sua maneira de agir em várias esferas e, no âmbito profissional, isso está bem acentuado. Para muitas áreas, o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação tornou-se essencial para um desempenho profissional eficiente, ao passo que o acelerado desenvolvimento tecnológico requer aperfeiçoamento constante. Nesse contexto, a Educação a Distância (EaD) online tem se destacado como modalidade educacional adequada tanto à educação continuada quanto permanente de profissionais dos mais diversos campos. A EaD, contudo, envolve uma série de processos, ou fases, desde planejamento e implementação/produção até a oferta de cursos propriamente dita, e seu desenvolvimento envolve o trabalho de uma equipe multidisciplinar especializada. O trabalho tem como objetivo analisar a atuação do bibliotecário em equipes de EaD online e suas perspectivas de inserção nessa área. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, visando compreender o pensamento dos bibliotecários que atuam em Fortaleza referente à sua participação em EaD. Os resultados revelaram que, embora o bibliotecário ainda desconheça seu potencial de atuação na EaD, ao descobri-lo, revela-se competente, criativo, inovador e habilitado para influenciar fortemente a qualidade dos cursos realizados nessa modalidade. Conclui-se que a Educação a Distância constitui uma nova área de atuação para o bibliotecário, cabendo a este a apropriação e desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para atuação nesse novo espaço de trabalho, bem como às suas instituições formadoras apoiá-lo nesse desafio. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_ppnobrega.pdf | 337,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.