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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNóbrega, Paula Pinheiro da-
dc.date.accessioned2019-10-08T17:28:39Z-
dc.date.available2019-10-08T17:28:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationNÓBREGA, Paula Pinheiro da. A atuação do bibliotecário na educação a distância online: cenário e contexto de Fortaleza. Resumo de dissertação. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 85-86, jan./jun. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3468 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46617-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Informação em Pautapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.titleA atuação do bibliotecário na educação a distância online: cenário e contexto de Fortalezapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom os avanços tecnológicos, a sociedade modificou sua maneira de agir em várias esferas e, no âmbito profissional, isso está bem acentuado. Para muitas áreas, o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação tornou-se essencial para um desempenho profissional eficiente, ao passo que o acelerado desenvolvimento tecnológico requer aperfeiçoamento constante. Nesse contexto, a Educação a Distância (EaD) online tem se destacado como modalidade educacional adequada tanto à educação continuada quanto permanente de profissionais dos mais diversos campos. A EaD, contudo, envolve uma série de processos, ou fases, desde planejamento e implementação/produção até a oferta de cursos propriamente dita, e seu desenvolvimento envolve o trabalho de uma equipe multidisciplinar especializada. O trabalho tem como objetivo analisar a atuação do bibliotecário em equipes de EaD online e suas perspectivas de inserção nessa área. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, visando compreender o pensamento dos bibliotecários que atuam em Fortaleza referente à sua participação em EaD. Os resultados revelaram que, embora o bibliotecário ainda desconheça seu potencial de atuação na EaD, ao descobri-lo, revela-se competente, criativo, inovador e habilitado para influenciar fortemente a qualidade dos cursos realizados nessa modalidade. Conclui-se que a Educação a Distância constitui uma nova área de atuação para o bibliotecário, cabendo a este a apropriação e desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para atuação nesse novo espaço de trabalho, bem como às suas instituições formadoras apoiá-lo nesse desafio.pt_BR
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